São Paulo, 27 de agosto de 2020 – Será que os animais, as plantas e todos os demais seres vivos não merecem o mesmo respeito dispensado pelo homem aos demais seres humanos? Este é o questionamento que o livro infantil “Bicho também é gente”, escrito por Bia Monteiro, Edson Grandisoli e Fernando Monteiro, visa despertar nos mais de 9 mil alunos das 37 municipais escolas atendidas pelo programa EDP nas Escolas.
Os mais de 10.000 exemplares do livro serão entregues nas escolas e retirados pessoalmente pelos pais e responsáveis ao longo da segunda quinzena de agosto, como parte das ações previstas no programa em 2020. Ilustrado por Samuel Rodrigues, a obra “Bicho também é gente” aborda os cuidados com os animais e o respeito ao meio ambiente de forma didática e harmônica, tornando-se uma leitura agradável não só às crianças, mas para toda a família. A versão digital do livro pode ser acessada por meio do link.
Em sua 18ª edição, o EDP nas Escolas é o principal projeto do Instituto EDP, instituição que gere os investimentos socioambientais da EDP Brasil e da EDP Renováveis. Em 2020, o programa tem como tema “Energia para Preservar Nossa Biodiversidade”. Realizado em conjunto com as secretarias municipais de educação, o projeto visa a melhoria da qualidade da vida estudantil, incentiva capacita e premia o potencial criativo de crianças e adolescentes nas escolas.
O EDP nas Escolas está alinhado à BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Em 2019, segundo avaliação dos diretores escolares, o Programa contribuiu fortemente com o Desempenho Educacional, incentivou a leitura e a escrita e conscientizou a comunidade escolar para o respeito aos valores humanos.
“É uma alegria para nós poder contribuir para que os estudantes do ensino básico tenham acesso à leitura, pois sabemos da importância dessa prática na formação de cidadãos mais críticos e responsáveis. É motivo de muito orgulho para nós sabermos que desde 2002 o Instituto EDP contribui para o desenvolvimento educacional e social de jovens, crianças e educadores de todo o Brasil”, comenta Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.
Confira abaixo a relação das escolas contempladas pelo recebimento do livro
● Guarulhos – São Paulo
Escola Municipal Cora Coralina
● Pereira Barreto – São Paulo
EMEB Maria Elza Aguiar Domingues
● Vila Velha – Espírito Santo
UMEF Juiz Jairo de Mattos Pereira
UMEFTI Dr. Tancredo de Almeida Neves
UMEF Ana Bernardes Rocha
UMEFTI Macionília Maurício Bueno
● Baixo Guandu – Espírito Santo
EMEIEF Aládia Trindade Paiva
● Tramandaí – Rio Grande do Sul
EMEF Jorge Enéas Sperb
EMEF Nossa Senhora das Dores
● Jandaíra - Rio Grande do Norte
Escola Monsenhor Walfredo Gurgel
EM José Assunção Costa
EM Francisca Clemente Cardoso
EM Prof. Maria das Dores Martins
EM Prof. Sandra Lúcia Messias
● João Câmara - Rio Grande do Norte
EM 16 de Junho
● Parazinho - Rio Grande do Norte
EM Alexandre Câmara
● São Tomé - Rio Grande do Norte
EM José Fidelis de Valença
EM Antônio Marcelino dos Santos
● Lajes - Rio Grande do Norte
EM Professora Marta Bezerra de Medeiros
EM Monsenhor Vicente de Paula
EM Alípio Amancio Pereira
EM Francisco Garcia
● Cerro Corá - Rio Grande do Norte
EM Belmira Viana
● Touros - Rio Grande do Norte
EM Assentamento Chico Mendes I
● Pedra Preta - Rio Grande do Norte
EMEF João Bandeira Sobrinho
● Caiçara do Rio do Vento - Rio Grande do Norte
EM Prof. Maria Silva do Nascimento
● Pedro Avelino – Rio Grande do Norte
EM Raimundo Cavalcante
● São Gonçalo do Amarante - Ceará
EM Poetisa Abigail Sampaio
● Lajeado - Tocantins
EM Juscelino Kubitscheck
● Miracema - Tocantins
EM Francisco Martins Noleto
● Peixe - Tocantins
EM Juscelino Kubitschek de Oliveira
EM Francisco Ribeiro
● São Salvador - Tocantins
EM Novo Milênio
● Paranã - Tocantins
EM Buriti
EM Santa Cruz
● Porto Grande - Amapá
EM Adão Ferreira de Souza
● Laranjal do Jari – Amapá
EM São Francisco do Iratapuru
Sobre o IEDP
Desde que foi fundado em 2009, o Instituto EDP investiu mais de R$ 100 milhões em projetos socioculturais, que beneficiaram cerca de três milhões de pessoas em cerca de 400 programas espalhados por todo o País. Somente em 2019, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 82 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.