Negócios em Foco

Cultura e Clima Organizacional: A Importância Para Empresas


São Paulo 04/08/2020 12h24

Você sabe a diferença entre cultura e clima organizacional? Sabe a importância de ambos para as empresas? Confira os principais pontos neste artigo!

A cultura organizacional e o clima organizacional são dois conceitos de extrema importância para as empresas.

Isso porque ambos estão relacionados diretamente ao desempenho, à produtividade e ao sucesso de uma organização. Porém, eles possuem características diferentes e que nós iremos explicar ao longo deste artigo!

Portanto, acompanhe-o com atenção até o fim para entender tudo sobre este assunto. Esperamos ajudá-lo (a)!

Cultura organizacional e clima organizacional

Cultura organizacional

O conceito de cultura organizacional está relacionado ao modo em que os colaboradores exercem suas profissões dentro de uma empresa, isto é, se estão em sintonia e trabalhando para cumprir os objetivos da organização.

A cultura de uma empresa está diretamente ligada aos valores, à missão, à visão, às crenças, às atitudes e a maneira que as decisões são tomadas.

Por exemplo, há organizações que são mais rígidas, outras mais flexíveis, há aquelas que são mais conservadoras, já aquelas que são mais inovadoras... ou seja, cada empresa tem uma personalidade própria.

E, justamente por isso, é essencial que gestores, líderes e profissionais de RH entendam as características da empresa em que trabalham e associem as competências técnicas e comportamentais dos colaboradores para que a empresa possa então funcionar da melhor maneira!

Dessa forma, ao entender estes aspectos culturais, a satisfação, a disposição e a produtividade dos colaboradores no ambiente de trabalho serão maximizadas, o que gerará bons resultados para a empresa!

Afinal de contas, quando todos os colaboradores que trabalham em uma empresa conhecem e difundem a cultura dela, todas as pessoas trabalham na mesma direção, seguindo o mesmo norte.

Para se aprofundar um pouco mais no assunto, procure saber sobre a cultura organizacional da Amazon, da Ambev e da Toyota. As três são conhecidas mundialmente pelo bom trabalho feito nesta área.

Clima organizacional

Já o clima organizacional está relacionado ao modo em que os colaboradores se sentem no ambiente de trabalho, isto é, a maneira como percebem a atmosfera, o local onde exercem suas profissões diariamente.

Por exemplo, estão satisfeitos ou insatisfeitos? Se sentem valorizados ou desvalorizados? Respeitados ou desrespeitados? Possuem uma boa relação com colegas e a liderança...?

Essas e outras questões são essenciais para entender o clima organizacional de uma empresa.

E a maneira mais usual de compreender como está o clima de uma organização é realizando pesquisas de clima organizacional pelo menos duas vezes por ano.

Dessa forma, dá para saber como está o sentimento dos colaboradores em relação à organização. E com base nisso será possível realizar mudanças ou melhorias a fim de proporcionar o melhor ambiente de trabalho.

Afinal de contas, trabalhadores desmotivados ou insatisfeitos tendem a produzir menos, a empresa tende a ter um alto índice de rotatividade e mais uma série de consequências desfavoráveis.

Por exemplo, imagine um cliente que vá até a sua empresa para uma reunião e ao estar nela percebe que o clima não está bom, que o ambiente está “frio”. Qual a impressão que ele terá da organização?

Portanto, se atentar ao clima organizacional, assim como à cultura organizacional, precisa fazer parte da rotina de gestores e líderes de uma empresa para que os resultados não sejam afetados e prejudicados.

Pontos importantes relacionados ao clima organizacional

Você como gestor ou líder precisa ter alguns questionamentos em mente para compreender e melhorar o clima organizacional da sua empresa, como:

- Os colaboradores têm disposição e alegria para trabalhar?

- Eles demonstram orgulho em fazer parte organização?

- Há autonomia, flexibilidade e liberdade de expressão?

- Qual é o nível de liberdade e privacidade que os colaboradores têm?

- Qual é o grau de senso comunitário e coletividade?

- Eu faço eles se sentirem úteis e valorizados pelas funções que exercem?

5 dicas rápidas para melhorar o clima organizacional

1) Invista no bem-estar dos colaboradores;

2) Incentive a formação contínua;

3) Invista em treinamentos;

4) Estabeleça uma relação de confiança entre gestores e equipes;

5) Promova a melhor experiência ao seus colaboradores.

Considerações finais

Como você pôde conferir ao longo deste artigo, a cultura organizacional e o clima organizacional, além de relacionados, são de suma importância para as empresas e buscar regularmente maneiras para melhorá-los e maximizá-los é uma ação essencial para o sucesso de uma organização!


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com