Negócios em Foco

"Produção em foco: caminhos para realização de projetos audiovisuais" é tema de oficina on-line


Ribeirão Preto 01/04/2021 16h22

Difícil quem diga que não goste de cinema ou que ignore uma boa produção capaz de nos fazer acessar um mundo mágico e cheio de possibilidades. Só a sétima arte consegue atingir esse objetivo. Mas o que tem por trás das câmeras, olhos e mentes dos diretores de cinema que quase nunca é revelado ou mostrado ao grande público? A resposta é: uma equipe enorme de profissionais trabalhando por semanas, várias horas por dia, de forma incansável para deixar tudo da forma mais fácil e confortável antes de ouvir o som da claquete dando abertura à famosa frase: "Silêncio, equipe. Gravando!

Para desvendar o que está por trás das câmeras e sets de filmagens, a série de debates "Produção em foco: Caminhos para realização de projetos audiovisuais", comandada pela produtora executiva Viviane Mendonça, com mediação de Priscila Prado, visa tratar da produção executiva de projetos audiovisuais. A atividade é aberta ao público e será realizada de forma on-line e gratuita nos próximos dias 7 e 14 de abril, das 19h às 21h, pela plataforma meets.

A oficina tem como objetivo principal oferecer um debate de qualidade aos participantes, com conteúdo técnico e teórico introdutório/fundamental. “O participante terá uma visão de como se faz cinema, já que a oficina busca apresentar conceitos que propiciem uma ideia de como se dá a realização de projetos audiovisuais, desde o planejamento, organização, execução, captação e finalização”, explica a produtora Viviane Mendonça.

De forma geral, durante os dois encontros previstos, serão abordados diferentes temas diretamente ligados à atividade de produção executiva. Na primeira conversa, os focos são as etapas de desenvolvimento e pré-produção, trazendo temas como desenvolvimento do projeto de audiovisual, etapas do desenvolvimento e fontes de financiamento como Fundo Setorial Audiovisual e Leis de Incentivo Fiscal.

No segundo encontro, execução e pós-produção serão discutidos entre os participantes, trazendo temas como desenvolvimento e formatação de Projetos – equipe; orçamento e cronograma; gerenciamento e administração de Projetos; estruturação de Negócios; prestação de contas; negociação e demandas de mercado; distribuição, cases de mercado; com foco na experiência pessoal de Viviane Mendonça na produção executiva de projetos audiovisuais, sobretudo do premiado filme "A vida invisível".

Os encontros são realizados pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, o Governo Federal e a Lei Aldir Blanc, em apresentações de conteúdo teórico e prático com o objetivo de exercitar o conhecimento absorvido durante a oficina. Podem participar artistas, produtores e pessoas interessadas em artes em geral, de 15 a 70 anos.

As vagas são limitadas para 30 participantes e as inscrições podem ser feitas através do formulário: https://forms.gle/g4KfDd69UvhRuGcP8

Viviane Mendonça

Viviane Mendonça é advogada e atua na área de produção executiva de grandes eventos e conteúdo audiovisual para cinema e televisão. Ao longo de sua carreira transitou pela educação e na gestão de projetos sociais, culturais e audiovisuais. Em 2016 foi coordenadora de produção executiva dos longa metragens “O Vendedor de Sonhos” de Jayme Monjardim e “Divórcio” de Pedro Amorim. Em 2017, participou da produção do longa “Pixinguinha, um homem carinhoso” de Denise Saraceni. Também realizou a série documental musical “Os Impares”, de Isis Mello e Henrique Alqualo, exibida no Canal Curta.

Em parceria com Camilo Cavalcanti e a Clariô Filmes assina a produção executiva da série documental “Em Busca de Anselmo”, do diretor Carlos Alberto Junior, em coprodução com a HBO, com previsão de lançamento em 2021. Os dois produtores também assinam juntos a produção executiva o filme “A Vida Invisível", direção de Karim Ainouz, produzido pela RT Features que foi o

grande vencedor da Mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes 2019.

Em 2019, coordenou o departamento de cinema da Prodigo Films.

Atualmente é superintendente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e está à frente, há 10 anos, da coordenação geral da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, uma das maiores feiras a céu aberto do Brasil.

Priscila Prado

Formada em Comunicação Social pela Unaerp, com especialização em Media Training e Pós Graduação em Produção Cultural pelo Senac, foi diretora de Produção da série “Os Ímpares”, veiculada em 2018 pelo Canal Curta! e assistente de produção na gravação do DVD do show Ofertório de Caetano, Moreno, Zeca e Tom Veloso, tendo também assinado a direção de produção de diversos videoclipes de artistas nacionais. Atualmente, é diretora de Produção na Bem Feito Produções e produtora da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto e na MVM Produções Culturais, já tendo trabalhado com grandes artistas e escritores do cenário nacional como Ni Brisant, Renan Inquérito, Rael, Emicida, Criolo, Nação Zumbi, Jards Macalé, Baiana System, Jorge Mautner Alice Ruiz, Ignácio de Loyolla Brandão e Sérgio Vaz.

SERVIÇO

O que: Oficina “Produção em foco: Caminhos para realização de projetos audiovisuais”, a ser ministrada por Viviane

Mendonça, com mediação de Priscila Prado

Data: 7 e 14 de abril de 2021

Horário: das 19h às 21h

Transmissão: Via aplicativo Meet

Inscrições através do link: https://forms.gle/g4KfDd69UvhRuGcP8

30 vagas. Grátis.

Jornalista responsável: Priscila Prado

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com