Negócios em Foco

Nova fragrância com base em biotecnologia Isobionics Santalol é alternativa ao óleo de sândalo


São Paulo 09/11/2020 15h15

Produto é altamente disponível e preserva os recursos naturais

A divisão de Nutrição e Saúde da BASF e a Isobionics® lançam seu primeiro produto em conjunto, o Isobionics® Santalol. Graças ao seu perfil de odor amadeirado, a nova fragrância no portfólio da BASF é uma alternativa convincente ao óleo de sândalo. O processo de fabricação patenteado do novo produto o torna único. É produzido numa base biotecnológica a partir de matérias-primas renováveis: o material primário para o processo de fermentação é o amido de milho obtido a partir do milho cultivado na Europa. A fermentação é uma técnica tradicional conhecida há tempos em atividades como a produção da cerveja e do pão. Neste processo, uma substância é convertida em outra substância com a ajuda de microrganismos como bactérias ou fungos.

O óleo de sândalo original é extraído da madeira e das raízes da árvore de sândalo branco. As árvores não estão prontas para a colheita até que tenham cerca de 30 anos de idade. A sua existência é altamente ameaçada pela sobre-exploração. O sândalo está, inclusive, na Lista Vermelha da International Union for Conservation of Nature (IUCN). No entanto, a demanda pelo perfume popular permanece sem controle.

"Com o novo desenvolvimento, nos concentramos nas necessidades dos nossos clientes, que exigem confiabilidade na oferta de matérias-primas. O Isobionics Santalol é altamente disponível e preserva os recursos naturais. Ele oferece alta qualidade consistente e não depende de condições meteorológicas e de colheita", afirma Steffen Goetz, chefe da Divisão de Ingredientes Aromáticos da BASF.

"Substituir o óleo de sândalo real é um desafio que dominamos com o Isobionics Santalol. Nosso Santalol é o coração do óleo de sândalo", diz Toine Janssen, fundador da Isobionics. "Em composições de fragrância, o produto traz mais volume e calor. As fragrâncias finas florais orientais são melhoradas pelo toque cremoso de sândalo."

Como alternativa ao óleo de sândalo, o Isobionics Santalol é particularmente adequado para utilização em perfumes e produtos exclusivos de cuidados pessoais. Outros produtos derivados da plataforma de biotecnologia patenteada da empresa incluem componentes de óleos cítricos, como valencene e nootkatone.

A BASF adquiriu a Isobionics, uma líder inovadora em biotecnologia, para a produção de ingredientes de sabor natural, em setembro do ano passado. O lançamento no mercado da nova fragrância demonstra a colaboração bem-sucedida entre as duas empresas.

Sobre a divisão de Nutrição e Saúde da BASF

A divisão de Nutrição e Saúde da BASF oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para as indústrias de nutrição humana e animal, farmacêutica, etanol, aromas e fragrâncias. Em conjunto com os nossos clientes, desempenhamos um papel ativo na melhoria da nutrição, da saúde e do bem-estar dos consumidores em todo o mundo. Nossos produtos cumprem os mais altos padrões de segurança, regulação e sustentabilidade. As nossas soluções de nutrição humana incluem vitaminas e carotenoides, esteróis de plantas, ésteres de luteína e esteróis, emulsionantes, ácidos graxos ômega 3 altamente concentrados, oligossacarídeos de leite humano e peptídeos. As vitaminas e os carotenoides também constituem uma parte importante do nosso portfólio de nutrição animal, assim como outros aditivos, tais como oligoelementos, enzimas e ácidos orgânicos. Nós fornecemos à indústria farmacêutica uma ampla gama de excipientes e ingredientes farmacêuticos ativos de grande volume selecionados, tais como ibuprofeno e ácidos graxos ômega 3. Alavancando nossa tecnologia avançada, criamos enzimas industriais de alto desempenho para diferentes mercados, como a produção de etanol. Além disso, oferecemos ingredientes aromatizantes como citral, geraniol e L-mentol. A divisão de Nutrição e Saúde da BASF opera unidades na Europa, na América do Norte, na América do Sul e na Ásia-Pacífico. Para mais informações, consulte www.basf.com.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com