Negócios em Foco

Especialista cria passo a passo para manter uma marca relevante em tempos de crise


São Paulo - SP 06/10/2020 17h38

André Maggi, fundador e CEO da Media Trade, startup brasileira com foco no segmento e Media Tech, lista principais recomendações para micro, pequenas e médias empresas.

Como manter uma marca presente em tempos de crise? Com a pandemia e o isolamento social causado pelo coronavírus, esse desafio ficou ainda maior, para todos os segmentos. Pequenos e médios empresários estão se reinventando para superar a crise de maneira criativa, com soluções que auxiliem a continuidade das divulgações das marcas. Pensando nisso, a Media Trade, startup brasileira especializada em tecnologia e mídia, vem auxiliando e orientando seus clientes, de maneira individualizada, a superar este momento.

Fundada em 2015, a Media Trade criou, em 2016, o “Canal do Anúncio”, plataforma online de planejamento, compra, acompanhamento e análise de campanhas. Com formação e expertise em marketing, vendas, projetos e novos negócios, o criador e CEO da companhia, André Maggi, preparou uma lista com um passo a passo completo, com os primeiros passos para quem busca manter sua marca relevante neste período.

“O primeiro passo é fazer uma revisão de todos os pontos de interação da marca com o público, principalmente no ambiente digital”, comenta Maggi. Confira a lista:

1) Site da empresa: ele é o principal cartão de visita de qualquer empresa bem estruturada, onde potenciais clientes buscam referências e maiores detalhes sobre seus produtos e serviços. De agora em diante, ganha uma importância ainda maior. Garanta que todas as informações úteis estejam disponíveis e atualizadas, aproveite para aprimorar o layout e caso não tenha uma interface de pagamento, implemente para que suas vendas sejam mais eficientes.

2) Canais de atendimento: as mudanças drásticas nas jornadas de consumo durante a pandemia deixarão marcas permanentes. É fundamental analisar seus recursos de atendimento para racionalizar e reestruturar. Não é necessário demitir vendedores que faziam atendimento presencial, mas certamente deve-se treiná-los para novas rotinas com as ferramentas certas para garantir a produtividade. Quanto aos canais já antes executados à distância, é essencial a reciclagem e atualização constante dos sistemas e processos.

3) Redes sociais: trabalhar com contas corporativas dá mais credibilidade. A presença constante permite que haja lembrança profunda e de longo prazo, e a segmentação do público garante maiores chances de atrair novos clientes. Cuidados: não transformar suas páginas sociais em refugos de notícias ou conteúdos aleatórios; responder ao público de forma rápida e satisfatória.

4) Publicidade: comunicar os avanços da sua empresa gera oportunidades e a publicidade continua sendo o melhor recurso em termos de alcance. Divulgações pontuais são úteis, mas planos contínuos permitem que sua marca não caia no esquecimento. Apresentar sua marca, seus produtos e serviços em meios de comunicação confiáveis conferem à sua empresa respeito e consideração. Seja qual for a tecnologia ou tipo de mídia utilizado, o mercado sempre precisará da comunicação que sugere soluções que podem estar procurando, seja para matar a fome, reformar a casa, cuidar da saúde, alugar frota ou tantas outras ocasiões de compra. Uma técnica muito útil para tempos de pouca verba: concentrar esforços a cada 2 ou 3 meses com campanhas mais fortes pode aumentar a relevância da sua marca, ao invés de diluir em a&cc edil;ões menores diárias, semanais ou mensais.

5) Balanço e revalidação: por fim, como recomendação geral, é fundamental que as áreas de Marketing ou os próprios empresários reavaliem o escopo do negócio e façam um balanço das principais iniciativas junto aos clientes para revalidar o que tem maior potencial de retorno, sempre dentro do propósito do negócio. Divulgar marca apenas para conquistar likes ou para conseguir clientes de uma só compra farão com que as dificuldades de agora permaneçam as mesmas no longo prazo. Como este trabalho nem sempre é fácil, uma boa saída é consultar ainda que informalmente a opinião de pessoas que estão fora do dia a dia da empresa para que possam opinar em relação à proposta de valor que sua marca oferece e como ela efetivamente está cumprindo essa missão.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com