Negócios em Foco

JOICE JOPPERT, CURADORA E CONSULTORA INTERNACIONAL, APRESENTA PROJETO “DESIGN ORIUNDI” DURANTE A SEMANA DE DESIGN


São Paulo 27/10/2020 12h10

Lives sobre o Design na atualidade, lançamento de livro, além de Mostra com designers renomados, estão na programação do Design Weekend, de 08 a 14 de novembro, em SP.

Personalidade do Design Brasileiro, Joice Joppert lança livro e projeto Objeto Oriundi, em SP, para difundir o setor no Brasil e Exterior - divulgação

Há quatro décadas, Joice Joppert lidera projetos de ponta para articulação, estruturação e promoção do Design, Economia Criativa e seus setores produtivos. Joice Joppert tornou-se personalidade do segmento por sua intensa atuação nacional e internacional em prol do desenvolvimento do Design. Há 15 anos é membro da IFI (Federação Internacional de Arquitetos e Designers de Interior), instituição mundial, com sede em Nova York, e do board da ALADI (Associação Latino-americana de Design Inovação). Também mantém acordos de cooperação com várias outras Associações Internacionais (Tawain Design Center, Hong Kong Designers Association e Seoul Design Foundation) e é CEO da Objeto Brasil, pioneira no incentivo do design brasileiro.

Durante o DW!, Joice Joppert, através da Associação Objeto Brasil, trará para a programação uma série de eventos. A primeira é a Mostra Design Oriundi 2020. Mais de 21 designers terão obras ambientadas tanto na loja By Kamy, quanto no espaço da Idália Design. Entre os designers estão Guto Requena, Nao Yuasa, Guilherme Wentz, Pedro Petry, Miúda Mobília e artistas do elenco da Feira Rosenbaum e Marco 500.

A exposição Design Oriundi 2020 tem como premissa mostrar as origens do design brasileiro e tudo o que traz como cultura material e industrial. O ponto de partida são os fluxos migratórios, mostrando a influência dos italianos, árabes, japoneses, portugueses, espanhóis, judeus e outros povos na formação do nosso design. “Todos os designers envolvidos na Mostra trazem a carga de sua descendência em seus trabalhos”, atesta Joice.

A semente do Design Oriundi, Joice Joppert já tinha plantado em outra ocasião, em 2013, quando foi comemorado o ano da Itália no Brasil. Com foco na influência específica dos imigrantes italianos foi realizada uma Mostra no Instituto Europeu de Design e posteriormente, à convite do SENAI SP, seguiu itinerante pelo interior do estado abordando a Influência Italiana na industrialização paulista.

No ano passado, 2019, Joice foi convidada pela Apex-Brasil para realizar curadoria da Mostra Brazil Essentially Diverse - apresentada durante o Salão de Móvel de Milão, com 2.000m² de artesanato, artes folclóricas, design e atividades ligadas a música e gastronomia, com bastante repercussão e abertura de negócios. Como evolução natural deste plano de longa data, retomou o projeto Design Oriundi agora em 2020:

“Precisamos continuar o trabalho de mostrar a imensa riqueza da formação do profissional brasileiro e a influência dos imigrantes no país, que tanto enriqueceram nossa cultura”.

Além da Mostra Design Oriundi, estão programadas lives de grande importância para o Design: “Design e o novo Planeta”, “Design Universal” e “Design, Emoção e Sensibilidade” são alguns dos temas a serem abordados.

“Design Universal” , por exemplo, trará como convidados Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, e Carlos Eduardo Scheliga, Presidente Eleito da IFI – Federação Internacional de Arquitetura e Design de Interiores.

Ainda como parte da programação da Objeto Brasil para o DW está o lançamento do livro “Design e Economia Circular”, com concepção e coordenação editorial da própria Joice Joppert, que é ainda coautora do livro, a convite da Editora SENAI SP. O livro foi lançado virtualmente durante o congresso mundial de economia circular em Helsinki e no side event do capítulo da America Latina, em 30 de setembro de 2020. Fisicamente será lançado agora, durante a DW, e vendido pela Amazon.

“O Design, essência da Economia Criativa, atua na sustentabilidade econômica, social e ambiental, valorizando produtos e serviços de forma tangível e intangível. Dissemina conceitos de cidadania e promove o desenvolvimento através da geração de renda, trabalho, qualidade de vida e investimentos” comenta Joice, “A DW! é uma ótima oportunidade de refletirmos sobre tudo isso”.

Mais sobre Joice Joppert Leal:

CEO Objeto Brasi.

Trabalhou com, Ernesto Hauner, Michel Arnault e foi sócia de Sergio Rodrigues. Atuou na promoção comercial do Consulado-Geral do Brasil em Milão, nos anos 70. Foi criou e foi diretora executiva do Departamento de Design e Tecnologia da FIESP por 20 anos. Preparou o dossiê vencedor da candidatura de Brasilia para a Rede de Cidades Criativas da UNESCO e manteve projetos, cooperações e convênios com diversas instituições no Brasil e no exterior: OMPI, PNUD, UNIDO. Participou de diversas missões frequentes em Nova York e Viena, na Áustria.

Mais sobre a Objeto Brasil:

Fundada em 1996 e reconhecida como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, há mais de 20 anos promove o Design e a Economia Criativa através de Projetos, Mostras e convênios na Alemanha, Argentina, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, EUA, França, Inglaterra, Itália, Japão e Portugal, entre outros países.

Suas atividades abrangem ainda congressos e seminários, curadorias, livros e obras de referência, consultorias setoriais e estratégicas, estudos de mercado e elaboração de dossiês.

Projetos recentes de grande impacto: • Prêmio IDEA/Brasil, versão estrangeira do norte-americano IDEA Awards, • Fresh From Brasil, exibida durante 10 anos na New York Design Week, • Brasília Cidade Design, candidatura vitoriosa para integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, • Be Brasil - Essentially Diverse, curadoria e conteúdo da exposição oficial do país na Design Week de Milão 2019.

Algumas das publicações, bilingues, através da Objeto Brasil: “Um Olhar sobre o Design Brasileiro”, “O Negócio do Design – Design Means Business” (edição Brasileira) e Catálogos IDEA/Brasil.

Tem José Mindlin como Presidente de Honra (in memoriam).

Serviço:

Design Oriundi 2020

Mostra: 8 a 22 de novembro

Endereços: By Kamy e Idália Design

BY KAMY

AL. Gabriel Monteiro da Silva Nº 1309

IDÁLIA

Al. Gabriel Monteiro da Silva 1998

Visitação - das 9 às 18h.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com