Negócios em Foco

“As histórias se apresentam na cabeça do escritor”, disse Heloisa Seixas na FIL


Ribeirão Preto 31/08/2021 12h05

Escritora carioca participou de Conferência na noite de sábado (28/08), na 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

Conferência, com Heloisa Seixas - Sté Frateschi

Ribeirão Preto (SP), 31 de agosto de 2021 – Com uma carreira profissional sempre ligada à palavra, a carioca Heloisa Seixas, de 69 anos, lançou seu primeiro livro, “Pente de Vênus”, em 1995, depois de trabalhar como jornalista e tradutora. Em sua estreia literária, trouxe uma série de contos assombrados, inspiração que veio da própria infância. “Minha grande referência na literatura sempre foi a minha avó que, no sítio da família, reunia as crianças para contar histórias de fadas, mas, também, muitas histórias de terror”, disse Heloisa durante Conferência na noite de sábado (28/08), dentro da programação da 20ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

Já tendo passado por diversos estilos literários, como os contos, as crônicas, os romances, as novelas e o teatro musical, Heloisa afirmou que todo escritor já tem vários livros na cabeça. “As histórias todas já estão lá e, em algum momento, vão pedindo passagem, pedem para serem escritas. Comigo foi assim também, chegou um momento de minha vida que tive que escrever para me libertar, para não me sufocar”.

Uma ligação com os livros e a literatura que também a ajudou em tempos de pandemia. “Hoje, todos já temos um melhor conhecimento de como lidar com o vírus, mas no início foi tudo muito assustador, muito sufocante, então, eu e meu marido postamos nas redes sociais, durante 130 dias, vídeos com trechos da literatura brasileira, e recebemos muitas mensagens de pessoas dizendo que aquilo era um momento de luz para elas, mas era também para nós. Fazer esta imersão, esta leitura dos autores nacionais, foi uma maneira de enfrentar o medo e o isolamento”, disse. Heloisa é esposa do também jornalista e escritor Ruy Castro, autor de biografias como as de Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda.

Para acompanhar esta atividade e a programação completa da FIL, basta acessar os canais da Fundação do Livro e Leitura (www.fundacaodolivroeleiturarp.com), e canal do YouTube (FeiraDoLivroRibeirao).

Mais informações do evento pelas redes sociais:

Instagram (@fundacaolivrorp)

Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)

Linkedin (fundacaolivrorp)

Twitter (@FundacaoLivroRP)

20ª FIL

A 20ª edição da FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, foi realizada integralmente no formato online, entre os dias 20 e 29 de agosto. No ano passado, o evento foi adiado em função do avanço do Coronavírus (Covid-19) no país, mas foi anunciado com abrangência internacional a partir da sua 20ª edição. Por isso, recebeu nova nomenclatura e identidade visual reformulada. Para 2021, diante da continuidade da crise sanitária, a decisão estratégica da organização do evento convergiu para realizá-lo no ambiente virtual, com transmissão ao vivo pela plataforma oficial da Fundação: www.fundacaodolivroeleituraro.com, e YouTube da instituição (www.youtube.com/user/FeiraDoLivro).

A Feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país, e em 19 edição realizadas reuniu mais de três mil escritores e artistas, com seis milhões de leitores visitantes. Em 2021, a FIL conta com mais de 60 atividades, durante dez dias, e em torno de 10 horas de programação diária. Totalmente gratuito, o festival literário é acessível, com interpretação em Libras para todas as atividades, autodescrição e legendas nas atrações internacionais em que os participantes não falam a língua portuguesa.

Patrocínios: a 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Diamante: GS Inima Ambient. Patrocínio Ouro: Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia; GasBrasiliano e Grupo São Francisco/Hapvida. Patrocínio Prata: Savegnago. Patrocínio Bronze: Passalacqua, Pedra Agroindustrial, Madeiranit e Riberfoods. Patrocínio: ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, RibeirãoShopping e Usina São Martinho. Apoio: Baldocchi Assistência Familiar, Rápido D’Oeste LTDA., Ribeirão Preto|Região – Convention & Visitors Bureau, Santa Helena, SICOOB Cooperac, Grupo Utam, Grupo Via Brasil. Instituição Cultural: SESC. Apoio Cultural: ALMA – Academia Livre de Música e Artes, Biblioteca Lélia Abramo, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Coderp, DE – Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva/RP, Fundação Educandário, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Painew – Outdoor e Painéis, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Cultura, Verbo Nostro Comunicação Planejada.

Realização Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Atendimento à Imprensa

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659

Jornalistas responsáveis:

Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)

Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)

Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)

Colaboração: Angelo Davanço

Contato
Copyright © 2021 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com