Negócios em Foco

Startup cria “Tinder” de vagas no mercado financeiro


São Paulo - SP 30/04/2021 17h51

EMB Carreiras participa do processo seletivo, alinhando o perfil dos candidatos às vagas mais aderentes disponíveis em instituições financeiras

EMB Carreiras une candidatos às vagas mais aderentes ao seu perfil no mercado financeiro. - Clem Onojeghuo / Unsplash

Quantas vezes escutamos histórias de pessoas que, mesmo com elevado grau de formação, não conseguem encontrar vagas compatíveis com a sua qualificação no mercado de trabalho? O martírio, que muitas vezes leva talentos promissores a buscar emprego em outras áreas de atuação, se converteu em oportunidade para a edtech Eu Me Banco.

A escola, que desde 2019 atua na formação a distância de profissionais do mercado financeiro, notou que existia uma lacuna entre candidatos certificados e contratantes dos setores bancário e de investimentos. “Este desalinhamento ficou mais evidente quando percebemos que ao mesmo tempo que o mercado alega dificuldade para encontrar profissionais qualificados, tínhamos internamente um grande banco de talentos, com especialistas em investimentos certificados por entidades como Anbima e Ancord. Chegamos à conclusão de que o que faltava era a ponte entre esses dois mundos”, conta o economista Fabio Louzada, CEO do Grupo EMB.

Com mais de 10 mil alunos nos cursos de certificações e 900 matriculados no Programa Advisor de Alta Performance (PAAP), não demorou para que as instituições financeiras buscassem contatos na edtech em busca de candidatos que se adequassem aos pré-requisitos de vagas mais estratégicas. “O movimento é mais forte no PAAP, onde além do ensino de habilidades práticas e teóricas voltadas para o mercado financeiro, existem mentorias específicas com foco em carreira e networking e encontros on-line semanais com executivos do setor. Foi assim que vimos mais de 300 alunos sendo contratados ou promovidos por bancos, corretoras e cooperativas”, explica Louzada.

Este cenário abriu portas para a criação do EMB Carreiras, liderado por Ronaldo Cerqueira, consultor especialista em carreiras no mercado financeiro, Jéssica Fioravante, especialista em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional e do Trabalho, e a mentora de carreira Heloísa da Palma Macedo Fortuna.

Cerqueira dá detalhes sobre a dinâmica do EMB Carreiras, que funciona como um Tinder de vagas no mercado financeiro. “O projeto busca ser a ponte entre a Eu Me Banco e as instituições. Nós vamos participar do processo e analisar o perfil dos nossos alunos, para identificar se faz mais sentido indicar para bancos, cooperativas ou corretoras, e quais os tipos de escritórios que melhor se adequam à formação e características de cada candidato”.

O EMB Carreiras está operando em formato trial e por enquanto é exclusivo para alunos da escola Eu Me Banco. “Vamos usar o período de testes para ampliar nossa base de gestores de RH de instituições financeiras e fazer os ajustes necessários para aperfeiçoar o método de conexão dos profissionais com o ecossistema do mercado financeiro”, ressalta o CEO Fabio Louzada.

Cases

O período de testes do EMB Carreiras vem mostrando que o método de aproximação entre talentos e vagas estratégicas em instituições financeiras é assertivo. Entre os casos recentes está o da aluna Thamires Rica, ex-cabeleireira que retornou aos estudos através do programa de formação da Eu Me Banco (PAAP), conquistou uma certificação financeira e foi contratada como advisor de investimentos no BTG Pactual.

Judson César, também aluno da escola, conseguiu o primeiro emprego no mercado financeiro, mas a porta de entrada não foi o departamento de vendas, como acontece com a maioria. Judson passou no exame da certificação CEA (Certificação Anbima de Especialistas em Investimento) e seu conhecimento avançado sobre cenário econômico, bem como a rotina intensa de estudos, rendeu uma oportunidade no BTG Pactual, onde hoje é colega de Thamires Rica como advisor de investimentos.

O projeto rendeu também bons frutos para a aluna Renata Nascimento. Ex-funcionária de bancos públicos, Renata interpretou os movimentos do mercado e entendeu que era chegada a hora de investir em capacitação para alavancar a carreira na área de investimentos. A planejadora financeira CFP ®, certificada pela Planejar - Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, foi incorporada ao time de associados da XP Investimentos.

Para mais informações sobre o projeto, acesse o perfil @embcarreiras_ no Instagram.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com