Negócios em Foco

MINERAÇÃO E CIMENTO: Tecnologia que reduz custos e melhora a qualidade do produto


São Paulo 18/11/2020 15h07

Sua implementação traz benefícios para o consumo de energia e a produtividade

Divulgação - Divulgação

Reduzir o impacto ambiental e explorar as matérias-primas de modo responsável faz parte da política de mudança e evolução em que o setor de mineração trabalha há vários anos. A sociedade civil exige que os responsáveis por esse trabalho utilizem a água corretamente e diminuam ao máximo o impacto ambiental na extração de minerais.

E o setor de cimento conhece bem essas exigências. Embora o produto que ele processe seja fundamental para enfrentar os desafios que as cidades terão no futuro, esse setor não está de braços cruzados e busca otimizar os processos reduzindo os custos de energia. Isso é possível? A resposta é sim e vem com uma das ferramentas tecnológicas do amplo portfólio de soluções que a Rockwell Automation criou para o setor industrial: Pavillion 8.

Como toda plataforma, o Pavillion é composto por hardware e software de última geração que, utilizados no setor de cimento, melhoram os processos e a qualidade do produto final, no setor de mineração, maximizam a recuperação de minerais.

Juan Carlos Ipiña, líder de consultores do setor e consultor do setor de mineração no México para a Rockwell Automation, comentou que o uso do Pavillion 8 em uma empresa de mineração contribui em várias etapas ao longo do processo. Para dar alguns exemplos, na britagem ele maximiza o desempenho do processo, ajuda a reduzir os custos de energia e otimiza os custos de manutenção, alcançando uma operação mais estável, o que impulsiona os resultados dos negócios.

Da mesma forma, Ipiña indicou que este e outros temas ser serão desenvolvidos na Feira de Automation Fair At Home: a maior tendência tecnológica do mundo organizada pela Rockwell Automation e que este ano acontecerá virtualmente. O evento reúne fabricantes, construtores e inovadores do mundo inteiro para descobrir como as últimas inovações em automação industrial tornam as empresas mais inteligentes, produtivas e conectadas. As inscrições já estão abertas em www.automationfair.com

Impacto no cimento

Por falar em sua aplicação no setor de cimento, o uso do Pavillion 8 tem impacto na área de serviços de utilidade pública. Segundo Ipiña, a implementação da plataforma oferece benefícios no consumo de energia na relação de custo KW/h x tonelada produzida e a qualidade associada a essa tonelada produzida.

Na seção do forno e na seção de secagem, essa plataforma pode contribuir para economias significativas no consumo de combustível; isso dependendo do tamanho da fábrica ou da linha de produção. No processo de mistura de materiais de cimento, ela otimiza o uso de matérias-primas e reduz a variabilidade da mistura.

Não é invasivo, ele se adapta

Graças à forma como a arquitetura do Pavillion 8 é projetada, você tem a facilidade de fazer uma modelagem e uma resolução matemática para executar as ações necessárias nas variáveis manipuladas. Tudo isso é feito com base no comportamento do processo.

Além disso, o Pavillion 8 não é invasivo. Juan Carlos Ipiña explicou que é uma plataforma aberta, adaptável a outras marcas de sistemas de controle existentes no mercado. Ele é montado em um controle existente e se adapta a todos os processos e variáveis, superando aqueles que seguem o programa de controle tradicional.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com