Negócios em Foco

Por trás da gestão de uma startup


São Paulo, SP 22/03/2021 13h47

Divulgação / unico

Agilidade, mudanças constantes e incertezas não são apenas as características de negócio de uma startup, mas também as da gestão delas. Na unico, IDTech de soluções de identidade digital, a adrenalina faz parte do dia a dia – e em um ano marcado pela pandemia de COVID-19 como 2020, não foi diferente.

“Em março, logo que a pandemia foi decretada, iniciamos um plano de contingência já que o mundo inteiro previa a pior crise desde a 2ª Guerra Mundial. Apenas três meses depois o oposto havia acontecido para nós e o negócio foi catapultado com a demanda por tecnologia crescendo exponencialmente”, afirma Guilherme Cervieri, VP de Gestão e Finanças da unico.

Vindo de uma carreira consolidada em uma consultoria e um fundo de investimentos, o executivo ingressou na startup em fevereiro do ano passado e teve menos de um mês para se adaptar ao novo cenário e aos desafios de tomar decisões rápidas ao invés de embasá-las em análises feitas com grande profundidade. No entanto, a experiência de Guilherme de ter passado por uma crise econômica em 2008 contribuiu para reconhecer padrões e liderar a equipe nas tomadas de decisões.

Mesmo em um ano difícil para a economia em geral, o aumento na procura pelas soluções da unico em razão da urgência da transformação digital pelas empresas, fez com que a empresa ganhasse visibilidade no mercado. O aporte de R$ 40 milhões da Igah Ventures - o primeiro de sua história de 13 anos - tinha acabado de ser recebido em janeiro de 2020 e contribuiu para acelerar o crescimento. Oito meses depois, General Atlantic e SoftBank investiram R$ 580 milhões e uma startup, a Meerkat, foi adquirida.

“A unico tem uma trajetória de startup camelo, que por muito tempo investiu com próprios recursos e teve resiliência para sempre se adaptar aos cenários, desenvolvendo produtos que entregassem valor de verdade aos nossos clientes e nos permitissem crescer com eles. Com os aportes recentes passamos a um outro patamar, o de escalada, dando um salto em velocidade recorde e tendo que olhar para a gestão de uma forma diferente, implementando novos processos e, sobretudo, reforçando a nossa cultura sem perder a nossa criatividade e disposição à mudança.”, destaca Guilherme Cervieri.

Para o futuro da startup, o executivo vê no equilíbrio da agilidade e da eficiência a chave para a nova fase. “Estamos nos fortalecendo para entregar ainda mais soluções que simplifiquem a relação entre pessoas e empresas e entrar em novos mercados, seja por iniciativa própria ou por novas aquisições. No papel de gestor, sei que temos que fazer escolhas e que algumas podem não dar certo, mas precisamos aprender rápido e sem tempo de lamentar”, finaliza.

Sobre a unico

A unico (ex-Acesso Digital) desenvolve soluções inovadoras para a criação e proteção da identidade digital dos brasileiros. São elas: reconhecimento facial para autenticação de identidades, assinatura eletrônica e admissão digital, presentes nos maiores bancos, varejistas, fintechs, e-commerces e indústrias do Brasil. A unico é a primeira IDTech brasileira e líder no segmento, simplificando e acelerando o processo de identificação digital entre pessoas e empresas. Para a unico, cada indivíduo é um só e isso basta para abrir possibilidades.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com