Negócios em Foco

18ª Etapa do Circuito Nelore de Qualidade: Premiados os melhores pecuaristas de Marabá (PA)


São Paulo 25/09/2020 10h25

Unidade da Friboi no município sediou o evento

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB) divulgaram os resultados da etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada na unidade da Friboi, em Marabá (PA). Foram avaliados 311 animais, sendo 292 machos e 19 fêmeas. O Circuito tem apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

"Entre os machos, 79% apresentaram até quatro dentes incisivos permanentes (menos de três anos de idade) e 92% deles pesaram mais de 18 arrobas, sendo a média de 20 arrobas. Já 73% das fêmeas pesaram mais de 13 arrobas, com média de peso de 14 arrobas, e 21% tinham cobertura de gordura mediana”, informa Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.

Após a avaliação do Circuito, o melhor lote de carcaças de Machos ficou com Carlos Renato Santos Coelho, da Fazenda Santa Latife (Xinguara/PA), conquistando a Medalha de Ouro.

“É gratificante receber essa premiação. São 34 anos de seleção no Nelore e temos investido, desde 2005, numa metodologia desenvolvida pelo médico veterinário Dr. Hilário Ferrari, de direcionamento genético com avaliação visual; do Grupo de apartação por fenótipo de produção (GAFEPBULL). Essa premiação demonstra que estamos procurando cada vez mais melhorar nosso controle de qualidade da carne e de carcaça. Obtendo essa chancela do Nelore de Qualidade nos obriga a focar mais ainda nessa direção em busca de uma pecuária de ciclo bem mais curto”, destaca Carlos Renato.

A Medalha de Prata foi de Ederli da Silva, da Fazenda Nova Canaã (São Domingos do Araguaia/PA) e a Medalha de Bronze ficou com Lucas Castro Baptistella Júnior, da Fazenda Gavião (Rondon do Pará/PA).

Em relação às Fêmeas, o melhor Lote de carcaças foi de Juliano de Melo Gomes, da Fazenda Vale da Serra (São Felix do Xingu/PA), ganhador da Medalha de Ouro.

Rodrigo Fagundes, gerente de Compra de Boi da Friboi em Marabá, diz que o Circuito Nelore é uma grande oportunidade dos produtores da região fazerem uma amostra da qualidade e medir a evolução da genética do rebanho na região inserida.

“Esse feedback que a ACNB proporciona aos produtores por meio do Circuito, com a colocação/ranking dos melhores animais, sem dúvida se torna um exemplo a ser seguido, no caminho de uma pecuária de sucesso. A participação da indústria nesse processo é fundamental, pois é por aqui que a cadeia produtiva pode ter o melhor horizonte do que se deve produzir, afinal diariamente temos o "termômetro" do paladar do consumidor”, diz Fagundes.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Mais informações: www.nelore.org.br/circuitonelore.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com