Desde março, mais de 600 empresários cariocas vêm mantendo seus negócios com a ajuda de seus pares. Esse é o balanço do BNI (Business Network International) - maior organização de networking empresarial do mundo, que chegou ao Rio há pouco mais de 4 anos e reúne micro, pequenas e médias empresas. Os 14 grupos em atividade na capital fluminense movimentaram mais de R$ 28 milhões em negócios fechados por referências entre seus integrantes nesses oito meses de pandemia. Durante esse período, as reuniões semanais estão acontecendo 100% online. O propósito do BNI é auxiliar os membros a expandirem seus negócios por meio de um programa de marketing boca a boca, estruturado, positivo e profissional, seguindo uma filosofia já implantada em 73 países: "Givers Gain®" (dar para receber). É uma cultura organizacional que prevê como única concorrência construtiva entre os membros quem ajuda mais o outro. No BNI, comissões são proibidas.
BNI no Brasil
O BNI chegou ao país em 2009 e já soma mais de 5mil membros em 148 equipes ativas. Atualmente, o BNI Brasil é o quarto em maior crescimento do mundo.
BNI no mundo
Fundado em 1985 nos Estados Unidos por Ivan Misner, o BNI se tornou a maior e mais bem-sucedida rede de negócios do mundo. Presente em 83 países, com nove mil grupos, já gerou US$ 15 bilhões em negócios para 250 mil empresários em todo o mundo