Negócios em Foco

Ser empreendedor, acreditar no seu potencial e na sua carreira


São Paulo, SP 12/02/2021 15h10

Por Daniel Delgado, CEO da Doutores do Excel

Encontrei o Victor no meio da pandemia. Ele vendia balas na esquina, próximo à minha casa. Passei por ele algumas vezes, sempre de máscara, em qualquer tempo, vendendo no mesmo local. Até que um dia ele estava com uma placa no pescoço, que dizia “eu vou ser empresário, mas tudo tem um começo”.

Fiquei bastante impactado, pois me lembrei da minha história. Eu também comecei do nada, aprendi Excel na prática, por necessidade no meu primeiro emprego. Fui estudando cada vez mais, desenvolvi uma metodologia de estudo e assim me tornei empreendedor. Aproveitei a oportunidade e cresci a partir dela.

O que mais me intrigou foi justamente a placa no pescoço do Victor que ele resolveu usar por umas 2 vezes, eu acho... E com a placa, o Victor conseguiu mostrar para todos o seu propósito. O motivo pelo qual ele estava vendendo uma bala no farol.

Quando eu descobri que havia ali um propósito eu fiquei encantado: ele queria juntar dinheiro para adquirir um curso sobre marketing digital. Olha que incrível!

Eu abri uma oportunidade para o Victor. Eu dei um curso meu para ele e falei: “vai lá e estuda... Se você passar, fizer um teste e provar que estudou, eu vou te indicar para algumas empresas que conheço.”

Mas o rapaz foi além... Ele praticamente gabaritou o teste. E aí, eu não tinha outra saída: chamá-lo para trabalhar na própria Doutores do Excel.

Você já pensou sobre a importância de aproveitar as oportunidades? E indo até mais longe: você sabe criar a sua própria oportunidade?

Criar a sua própria oportunidade é o que falo, constantemente, nos encontros ao vivo que promovo na Doutores do Excel. Tanto no “Café da Doutores”, de segunda a sexta, às 8h05, no Instagram e no YouTube, como também nas MasterClass, às 20h05, todas as quintas.

O que quero dizer com isso é que a determinação em crescer, se desenvolver e alcançar novos patamares profissionais depende, em boa parte, da força de vontade. Da atitude de querer mudar e demonstrar isso para o mundo!

E o Victor aceitou na hora a oportunidade de trabalhar na minha empresa e começou no mesmo dia. Ao fazer a prova de avaliação me surpreendeu novamente. Proativo, interessado, esforçado, estudioso e dedicado. Me comprometi a ajudá-lo a realizar seu sonho, compartilhando minha experiência no marketing digital. Aos poucos, eu estou migrando o Victor para esta área internamente.

Aliás, fica aqui um bom recado para os empreendedores: reconheçam os talentos muito mais pela força de vontade do que de fato pela aptidão. Isso porque o esforço traz, muitas vezes, resultados melhores do que aqueles perfis cheios de experiência e estagnação.

Victor está na equipe há alguns meses e a dedicação, o empenho e a vontade de aprender continuam. Ele tem apenas 17 anos e, certamente, uma brilhante trajetória profissional pela frente.

Sabe qual pode ser a diferença do Victor para centenas de pessoas que buscam empregos diariamente? Arrisque-se! Saia da sua zona de conforto. Corra atrás do seu propósito. Aprenda algo novo e principalmente: mostre que você aprendeu para outras pessoas! Mostre que você é capaz. Vá sem medo. Não entendeu, pergunte. Ninguém entende 100% de tudo. Não tenha medo de evoluir e crie sua própria sorte.

Para ser como o Victor, claro, sempre em suas devidas proporções, é preciso acreditar em si mesmo. Sim, a conquista começa na credibilidade em si. Depois, é fundamental acreditar na ideia, no sonho e no projeto. Pense bem: se você não tiver essa visão, quem poderá ter por você?

Assim como o Victor, minha história também começou com um sonho. Eu fui trilhando o caminho para criar a minha própria oportunidade. Comecei entendendo o Excel, depois passei a ensinar Excel. Foram aulas e mais aulas particulares até evoluir para treinar grupos. Fui construindo uma metodologia própria, frente a muito estudo e dedicação, e assim nasceu a Doutores do Excel.

Quando a oportunidade chegou, eu já estava preparado.

Mesmo que você já tenha atingido um alto patamar na carreira, manter-se estagnado e achar que não é mais necessário aprender, é uma ilusão perigosa. A evolução do Excel nos últimos cinco anos é prova disso.

Sempre existem caminhos novos para tarefas antigas. É possível ir além de onde já chegou, sempre. Você também pode e deve!

*Daniel Delgado é CEO da Doutores do Excel. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui conhecimentos avançados em Excel, PowerQuery, Power Pivot e Power BI. É responsável pelo desenvolvimento e coordenação de mais de 60 projetos em Excel. Também é autor dos cursos "Excel para o mercado de trabalho do Básico ao Avançado" e "Excel para Especialistas". Além disso, é professor de Excel em empresas de Médio e Grande Porte.


Mais informações:

Contato
Copyright © 2021 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com