Negócios em Foco

LafargeHolcim investe nas operações em Santa Cruz


São Paulo 19/02/2021 15h52

Unidade misturadora de cimento passa a ser comandada por mulheres e volta a operar 100%, gerando empregos para o carioca

Roberta Nery, supervisora de Distribuição da unidade de Santa Cruz - Ismar Ingber

O carioca recebe uma boa notícia este ano. A LafargeHolcim, líder global em soluções para a construção, retoma 100% da operação da Unidade Misturadora em Santa Cruz, no Rio de Janeiro. No final de 2020 a unidade voltou a operar em plena capacidade na produção do cimento Mauá, conhecido por sua qualidade e tradição. Com a reabertura, a companhia reforça seus investimentos na cidade do Rio, contribuindo para o desenvolvimento do entorno e aumentando a oferta de cimento no mercado. A volta da unidade também traz mulheres em cargos de liderança, uma prática já estabelecida pela LafargeHolcim que possui políticas de incentivo à equidade de gênero.

Desde o primeiro trimestre de 2019, a Unidade de Santa Cruz vinha funcionando apenas como um Centro de Distribuição. Porém, a alta demanda do setor de construção civil e a necessidade de uma maior entrega do cimento aos consumidores fizeram com que a operação fosse retomada antes do prazo previsto, que seria março de 2021.

"A demanda está sendo tão grande que a fábrica retoma a produção em níveis anteriores à pandemia. Vamos voltar aos patamares de consumo de 2019. O trabalho em equipe de todo o time é muito importante no processo. Na unidade conseguimos aumentar o volume diversificando portfólio. Temos muito orgulho de produzir dentro da cidade do Rio de Janeiro um produto que será consumido pelos cariocas. Além da contratação de pessoas, vamos investir no treinamento dos funcionários", comemora a Supervisora de Distribuição da unidade de Santa Cruz, Roberta Nery.

A executiva trabalha na unidade há sete anos e agora está à frente da operação ocupando o nível hierárquico mais alto e liderando um time de 45 pessoas. Para ela, a volta da operação em Santa Cruz sob o comando de mulher, além de reconhecimento profissional, é a oportunidade de ser exemplo para outras indústrias que, como a do cimento, ainda é predominantemente masculina. "Ser mulher nunca foi um empecilho na LafargeHolcim. Sempre fui valorizada e respeitada. A empresa oferece oportunidades para que mulheres ocupem cargos de liderança", complementa Roberta.

A Gerente Comercial Ana Paula Prazeres Gomes, responsável comercial pelas áreas atendidas pela unidade, celebra o retorno da operação com uma maior presença feminina. "Santa Cruz é uma planta extremamente estratégica, pois produz e distribui o cimento Mauá para todo o estado do Rio e Espírito Santo. Uma mulher liderando a parte comercial de uma indústria de material de construção é algo disruptivo. Na companhia somos quatro gerentes comerciais, sendo duas mulheres e dois homens. As posições estão equilibradas", comenta Ana.

A retomada da Unidade Santa Cruz segue rigorosamente todos os protocolos estabelecidos pelo Grupo LafargeHolcim para a saúde e segurança de seus funcionários e parceiros. Para que os trabalhadores estejam liberados para entrar na unidade, 100% deles informam seu estado de saúde por meio de um aplicativo. O mesmo grupo também realiza, constantemente, testes de COVID-19 (PCR). O número de pessoas nas fábricas também respeita o distanciamento físico necessário para que possam desempenhar suas funções em segurança. Além da planta em Santa Cruz, a LafargeHolcim possui uma unidade produtora de cimento em Cantagalo, região Norte do Estado do Rio de Janeiro.

Sobre a LafargeHolcim

A LafargeHolcim Brasil atua no país desde 1951 com um claro compromisso com a sustentabilidade, sendo uma das principais empresas do setor de materiais de construção, com foco em cimento, concreto e agregados. Seus produtos e soluções inovadores são utilizados em diferentes projetos de construção, de moradias populares às maiores e mais tecnicamente desafiadoras obras de infraestrutura do país. Com cerca de 1.400 funcionários, a companhia tem um parque industrial distribuído em três das cinco regiões do país: Sudeste (SP, RJ, MG e ES), Nordeste (BA e PB) e Centro-Oeste (GO), que incluem 5 fábricas de cimento, 4 estações de moagem, 6 terminais e centros de distribuição, 4 unidades de agregados e 4 usinas de concreto. A empresa faz parte do Grupo LafargeHolcim, que é líder mundial da indústria de materiais de construção, com presença em 80 países e 70 mil empregados nos cinco continentes. Mais informações: lafargeholcim.com.br.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com