Negócios em Foco

Vocês sabiam que nós, mulheres, também temos um dia nacional?


São Paulo 27/05/2021 15h30

Clemilda Thomé - IUDE RICHELE

*Por Clemilda Thomé

Além do dia 08 de março, conhecido como o Dia Internacional da Mulher, você sabia que também existe o Dia Nacional da Mulher, celebrado em 30 de abril?

A data foi escolhida em homenagem ao dia de nascimento da enfermeira Jerônima Mesquita, nascida em 1880, em Minas Gerais. Uma importante líder, Jerônima se destacou na luta pelo sufrágio feminino e pelos direitos das mulheres durante a maior parte de sua vida. Foi uma das fundadoras da Liga pela Emancipação Intelectual da Mulher, em 1918, que viria a se tornar a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, em 1922.

Infelizmente, a data não é tão conhecida quanto ao 8 de março, entretanto, o 30 de abril marca uma luta de conquistas em território nacional que deve ser sempre lembrada e valorizada. Afinal, nós brasileiras, merecemos exaltar os grandes símbolos femininos do nosso país e mostra que devemos continuar clamando por respeito e igualdade.

Quando você olha para sua família, quantos exemplos femininos de força e garra você reconhece? Eu, tenho muitos, mas destaco aqui a minha mãe.

Eu cresci em uma família muito humilde, muitos irmãos, poucas possibilidades, mas Dona Eloina, mulher que teve 15 filhos, sendo 06 mulheres, me deu lições de grande valor, lembro-me das nossas conversas em frente ao fogão de lenha. Foi a mãe que nunca reclamou de cansaço nas suas idas diárias até o INSS, às 4h, para servir café às pessoas que esperavam na fila, como uma forma de ajudar nas despesas da casa. Talvez ela nunca tenha sabido, mas foi uma grande impulsionadora para que eu pudesse trilhar um caminho que teve obstáculos e desafios, mas sempre com muita determinação.

Ela me ensinou que, nós mulheres, não nascemos amadoras, pelo contrário, somos fortes e merecedoras do melhor em nossas vidas. Por isso, busco todos os dias, honrar minha família e inspirar outras mulheres para que não desistam de seus sonhos. Pode ser o sonho de estudar, de prosperar financeiramente, de garantir o sustento dos seus filhos, de ter uma casa própria, de buscar sua autoestima, ou simplesmente de sermos quem queremos ser.

Ser mulher, mesmo nos dias de hoje, ainda não é tarefa fácil. A sociedade evoluiu? Sim, mas ainda lidamos com a subestimação de diversas de nossas capacidades, mesmo que, paradoxalmente, sejamos consideradas polivalentes por natureza.

Somos mulheres batalhadoras e resilientes. Somos empresárias, advogadas, diaristas, vendedoras, médicas, jornalistas, engenheiras, motoristas, estudantes, donas de casa, mães, avós. Somos múltiplas, mas também singulares, cada uma com sua força e sua essência. Ademais, que nunca nos esqueçamos que graças às mulheres corajosas e ousadas do passado, que hoje usufruímos da liberdade de sermos nós mesmas.

O Dia Nacional da Mulher reforça a importância do direito ao estudo, ao crescimento profissional, à liderança corporativa, ao empreendedorismo, ao respeito igualitário, aos relacionamentos saudáveis e, por isso mesmo, a data carrega tanta luta e conquista, pois representa a nossa força e as nossas conquistas, além de todas as vitórias que virão.

Sobre Clemilda Thomé

Nascida em 1954, na Cidade de Sapopema, interior do Paraná, filha de pais agricultores, foi uma das primeiras empresárias no Brasil a se tornar bilionária ao vender sua empresa NEODENT para uma multinacional suíça. Hoje, é uma das mulheres de negócio mais influentes do país. Participa ativamente da gestão de suas empresas, no Conselho de Administração da DSS Holding, mas tem como seu maior legado, a promoção da educação, que ela acredita ser o maior agente das mudanças e desenvolvimento do país. Exatamente por esse foco, Clemilda, faz parte do Instituto Sou 1 Campeão que oferece cursos voltados para performance física, prosperidade financeira e equilíbrio emocional, ao lado do Treinador Comportamental e esposo Mamá Brito e do ídolo do MMA mundial Rogério Minotouro. Um dos únicos institutos capacitados para oferecer esse tripé do conhecimento como o caminho completo e necessário para ajudar pessoas a executarem planos de vida e de negócios.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com