Negócios em Foco

Vendas e-commerce e a atual pandemia: o olhar de Juliana Scivoletto


Rio de Janeiro 21/06/2021 18h36

Juliana Scivoletto, gerente de mercado da Itabus

O e-commerce é uma estratégia fundamental para quem busca crescer sem precisar se preocupar com um ambiente físico. Hoje, as vendas também são feitas por meio do ambiente virtual e os resultados são incríveis. É possível ganhar escala através de diferentes públicos e lugares e não somente, ficar preso a uma freguesia local.

Diante ao cenário pandêmico, esse formato sem dúvidas, assumiu um papel ainda mais importante: aproximar as pessoas de suas necessidades de maneira exponencial. Aos que já tinham uma loja digital, mediante o novo cenário tiveram resultados significativos. Mas mesmo quem não tinha, teve que, rapidamente, tirar o projeto de implementação da gaveta e colocar em prática.

Porém, se engana ao acreditar que abrir uma loja digital é tarefa simples. Assim como a física, é preciso se preocupar com todos os detalhes: design, informações, atendimento, entrega e relacionamento. Migrar para o mundo online, é um enorme desafio. Nesse meio, a concorrência é altamente acirrada, pois os mesmos produtos e serviços são encontrados facilmente mediante um clique. Por isso, é necessário estar antenado em suas estratégias, focar na promessa da sua empresa, estar atento à entrega e na relação com o cliente.

De acordo com dados da Hootsuite (maio/2020), o Brasil é, atualmente, o segundo o país mais conectado, o brasileiro passa em média nove horas na internet, diariamente, e conforme o relatório feito pela We Are Social, em parceria com a Hootsuite, mais de 66% da população brasileira usa da rede social.

Essa informação é de extrema relevância, principalmente porque as redes sociais são voltadas para o relacionamento com o cliente e este é o jeito mais acessível de uma marca se aproximar do seu consumidor, interagindo de forma humanizada e também, de conhecê-lo. Entender o comportamento deste e saber o que pensam sobre as empresas, é uma ótima estratégia para trabalhar ações mais certeiras, além de oferecer soluções para melhorar o seu negócio.

Existem alguns tipos de redes e compreendê-las, faz toda a diferença na hora de se relacionar com o cliente: Facebook, Instagram e Twitter (relacionamento); Youtube (entretenimento) e LinkedIn (profissional). Assimilar como funcionam e qual será a que você irá focar no seu negócio, é importantíssimo, porque cada uma possui um modo de como se comunicar. Umas usam vídeos, outras, imagens e até mesmo textos.

Mas, atenção às armadilhas! As pessoas acreditam que basta ter um site, colocar os seus produtos e ter seu conteúdo de forma uniforme em todas as redes, basta para ter bons resultados. Vendas online é complexo e requer cuidado, pois qualquer ato falho, a disseminação da informação é imediata e com grande repercussão.

Preocupe-se em ter uma boa operação de logística e um ágil tempo de resposta para a interação com o seu consumidor. Isso vai gerar conforto e confiança!

Quanto à relação com o consumidor, nunca se vivenciou uma fase em que as marcas tivessem voz ativa, opiniões e fossem tão humanizadas. Por instinto, nós, humanos, nos conectamos com aqueles que são mais parecidos conosco. Com as marcas não poderia ser diferente, cada vez mais as empresas estão entendendo e estudando como são as personas dos seus consumidores e se moldando de tal forma para que fiquem parecidas com seu público, e assim, mediante as afinidades, e através de uma linguagem mais interativa, vender mais.

O segredo do sucesso no mundo moderno, não é nada diferente do que se aplicava no século anterior, basta entender e ouvir o cliente, é nele que está a resposta.

Sucesso e Boas Vendas!!!

Juliana Scivoletto é gerente de mercado da Itabus e especialista em atendimento.

@juscivoletto

Contato | Anuncie
Copyright © 2021 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com