Negócios em Foco

O livro “Para Colorir o Futuro” reúne 42 desenhos do jovem João Pedro Sant’Anna de Lima, projeto idealizado por Masé Sant’Anna


Rio de Janeiro 09/10/2020 15h39

Lançamento virtual, amanhã, dia 10/10, sábado, às 17h, com transmissão ao vivo pelo facebook.com/mase.santana

Capa do livro e fotos: João Pedro Sant’Anna de Lima e Masé Sant’Anna - fotos/ divulgação

Masé Sant’Anna explica na apresentação do livro a proposta do trabalho literário como fonte de reflexão e contribuição para um mundo melhor reafirmando uma cultura de respeito à diversidade étnico-racial:

Quando finalmente lançaram os lápis cor de pele além da branca, pensei:

No que as crianças negras vão usar esses lápis, se elas não estão nos livros pra colorir?

Para confirmar, saí pelas livrarias em busca de livros pra colorir que tivessem crianças negras. Dentre vários deste gênero há uma ou outra imagem, mas a maioria das crianças retratadas é branca.

E já que não existem desenhos para as crianças negras se pintarem, a gente cria!

Foi então que propus ao meu filho João Pedro que produzisse essas ilustrações, simples, mas com as quais as crianças negras se identificassem: seus narizes, seus cabelos, suas peles melaninadas... e em várias profissões, escolhidas aleatoriamente; colocadas aqui em ordem alfabética – com exceção do Professor que é quem abre todos os caminhos. Ele vem primeiro!

Não foram retratadas todas as profissões. Só procuramos fazer uma divisão honesta, como tem de ser na vida. João topou, Robson, meu esposo, diagramou, meus irmãos Jussara Sant’Anna e Jorge Sant’Ana patrocinaram a produção e aí está o nosso livro Para Colorir o Futuro!

Ah, mas não tem lixeiro, não tem pedreiro, não tem policial... Não. Crianças negras, em geral, já vêm e convivem com esses digníssimos profissionais no seu dia a dia. Elas precisam ver-se em mais opções, saberem que podem também almejar outros futuros, outras realidades.

Ah, mas não tem crianças brancas... Não, mas este livro é para elas também. Para que pintem e vejam os negros em situações diferentes das quais estão acostumadas.

Este livro é pra todo mundo; porque é preciso evoluir pra uma sociedade justa, e há ainda muito a percorrer. O racismo está estampado no cotidiano e temos de mandá-lo embora.

É necessário combater este mal na raiz. É imprescindível combatê-lo na infância.

Talvez não desfrutemos da sombra do que estamos plantando, mas temos imenso prazer de espalhar as sementes.

Boas pinturas!

Beijo enorme.

Masé Sant’Anna.

Sobre o livro:

A ideia de Para Colorir o Futuro surgiu a partir do lançamento de uma linha de lápis cor de pele, quando os autores notaram que não há no mercado brasileiro livros para colorir que contenham crianças negras com suas características mais marcantes: cabelos crespos, narizes largos e lábios grossos e que isso impacta fortemente a autoestima delas.

Sobre os autores:

Masé Sant’Anna, idealizadora do projeto, é formada em Letras, e trabalha com livros há mais de 30 anos. Gerencia a empresa Obra Completa Comunicação que presta serviços editoriais para várias editoras e pessoas físicas.

João Pedro Sant’Anna de Lima, ilustrador do livro, é atleta e concluiu o curso técnico de Comunicação Visual pelo Senai. Para Colorir o Futuro é seu primeiro livro autoral.

Serviço:

Live de lançamento do livro “Para Colorir o Futuro”

Dia 10/10, sábado, às 17 horas

Com transmissão ao vivo pelo facebook.com/mase.santana

Faixa etária: livre

Preço do livro: R$30,00 (despesas de entrega serão acrescidas)

Pedidos pelo e-mail paracolorirofuturo@gmail.com

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com