Negócios em Foco

Gestão de Mudanças - como preparar sua empresa?


São Paulo 06/04/2021 11h00

Por Alan Lopes, CEO da CRM Services.

Alan Lopes CEO da CRM Services - CRM Services

Sua empresa já precisou se adaptar da noite para o dia a uma nova tecnologia, um novo sistema, a um diferente modelo de negócio ou outra rotina de trabalho?

Tirando o fato de que esse foi exatamente o cenário que vivemos no último ano, com a situação da pandemia forçando novos encaixes corporativos e sociais, essas transformações frequentes já são uma característica habitual do mercado.

Infelizmente, porém, nem todas as empresas sabem como lidar com mudanças, sejam técnicas ou comportamentais e esse despreparo acaba fadando muitos negócios ao fracasso.

Uma forma de mitigar os riscos e impactos indesejados por transformações muito drásticas é a aplicação de um processo de Gestão de Mudanças.

Essa metodologia é vital para preparar as pessoas envolvidas na transição, considerando aspectos emocionais e culturais para que a curva ascendente de produtividade e sucesso seja alcançada.

A Gestão de Mudanças pode ser implementada com base em quatro importantes pilares: Definição de objetivos, Comunicação, Levantamento dos Impactos Organizacionais e Treinamento.

Definição de Objetivos

Por mais obvio que pareça, muitas empresas esquecem de traçar seus objetivos e articular o que se espera, antes do start da transição.

Quando se fala em uma troca de sistema de gestão, por exemplo, esse “time” de saber conduzir as definições desejadas, envolvimento de equipes e metas de desempenho antes do início do projeto, é essencial para que a mudança leve a empresa na direção certa do ponto de vista estratégico.

Comunicação

Se a Comunicação é essencial em qualquer ação de uma empresa, que dirá na implantação de um processo de Gestão de Mudanças!

Por meio dessa ação, a empresa toma conhecimento dos objetivos da mudança, seus possíveis impactos e metas a serem atingidas.

Pecar nesse quesito pode gerar uma grande falta de engajamento e resistência às transformações, dificultando ainda mais o processo de implementação da mudança.

O ponto de partida aqui é o desenvolvimento do plano de comunicação com a escolha do público-alvo e definição dos melhores canais e linguagens, para que a mensagem flua de forma simples e clara.

Impactos Organizacionais

Nessa etapa é importante realizar um levantamento de quais áreas e pessoas da empresa serão afetadas pela mudança, seja de forma direta ou indiretamente, facilitando a construção de uma matriz de impactos organizacionais.

Quanto mais criterioso for esse processo, melhor. Dessa forma a empresa poderá se antecipar à transição, prevendo possíveis risco e lacunas para que a mudança não cause tantos obstáculos e resistências.

Treinamento Efetivo

Para que a mudança traga os resultados esperados, é essencial que sua equipe esteja preparada e bem treinada, seja com o novo sistema de gestão, nova metodologia ou rotina.

O treinamento promove o nivelamento de conhecimento e maior engajamento na mudança proposta, fazendo com que as pessoas envolvidas adquiram habilidades e conhecimentos necessários para operarem as ferramentas com eficiência à medida que a implementação da transição evoluir.

Nesse momento é importante avaliar o cenário e tornar essa fase o mais acessível possível

Esse treinamento pode ser realizado por meios online, presencial, minicursos, oficinas, etc. conforme as demandas e melhores adequações operacionais da companhia.

No decorrer do processo, é importante acompanhar o efeito da transição e da Gestão de Mudanças, identificando quais áreas precisam de mais atenção.

Com as medidas aplicadas ao processo, o “mapa” do que se pretende alcançar fica mais claro, bem como suas transformações e impactos, em diferentes níveis organizacionais do negócio.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com