Negócios em Foco

Nova vacina protege contra coronavírus que causa Bronquite Infecciosa das Galinhas


Vargem Grande Paulista/SP 17/09/2020 14h56

Vaxxon IBr contém vírus vivo atenuado do sorotipo BR, muito prevalente atualmente no país, tornando-se uma ferramenta de uso estratégico para avicultura brasileira.

Divulgação - Divulgação

No mercado de produtos biológicos para saúde animal o jogo pode, sim, virar quando surge um novo posicionamento técnico efetivo contra uma infecção que causa prejuízos milionários à avicultura.

Isso faz parte da proposta de valor da vacina Vaxxon IBr, que acaba de ser lançada pela empresa Biovet Vaxxinova. A novidade é uma solução brasileira para a Bronquite Infecciosa das Galinhas (BIG), doença provocada por um tipo de coronavírus específico das aves descoberto há 90 anos.

Resultado de um programa de 8 anos de pesquisa e desenvolvimento conduzido pela empresa, num processo iniciado em 2012 e que chega com total segurança ao mercado agora, em setembro/2020, a vacina Vaxxon IBr oferece proteção contra a infecção e a transmissão da doença tanto em frangos de corte quanto em aves de ciclo longo (matrizes e poedeiras), provocada pelo sorotipo BR do vírus, muito prevalente hoje no Brasil.

Enfermidade viral altamente contagiosa e responsável por uma série de impactos econômicos negativos para indústria avícola, a BIG provoca mais comumente nas aves sinais clínicos respiratórios, bem como problemas associados ao trato urinário e reprodutor, o que acaba refletindo em maiores índices de mortalidade a campo, menor produção de carne e ovos, e maior condenação de carcaça no abatedouro.

Especificamente em relação às produtoras (matrizes), a BIG reduz a produtividade destas aves devido ao declínio de qualidade interna dos ovos e, também, à perda de fertilidade deles. “Para se ter uma ideia do que isso representa, apenas na produção de matrizes calcula-se prejuízos de U$251,49 para cada 1.000 aves alojadas", destaca o gerente técnico nacional avicultura Gustavo Schaefer.

“O controle e a prevenção da enfermidade passa, principalmente, pela imunização adequada das aves, seja via spray ou aplicação ocular, processos que preconizamos e são amplamente dominados pelos produtores. E, agora, isso pode ser feito por meio da Vaxxon IBr, que contém o vírus atenuado geneticamente homólogo àquele que mais está presente no nosso campo”, ressalta o gerente nacional de vendas Emerson Ibeiro Godinho.

“Desse modo, somado a um programa de biosseguridade completo, as boas práticas de vacinação com Vaxxon IBr torna-se uma ferramenta de uso estratégico para avicultura brasileira prevenir de modo customizado a Bronquite Infecciosa, doença que afeta a indústria avícola de carne e produção de ovos", afirma o diretor de negócios avicultura Jeovane Pereira.

Vaxxon IBr® é a segunda vacina lançada em 2020 pela Unidade de Negócios Avicultura do Biovet Vaxxinova. No primeiro semestre, em maio, a empresa já havia lançado Vaxxon IBD imc®, vacina de imunocomplexo que protege os frangos contra doença de Gumboro e que faz parte de um ciclo completo de proteção.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com