Negócios em Foco

Walmart e Schneider Electric anunciam parceria inovadora para ajudar fornecedores a acessar energia renovável


São Paulo 02/10/2020 12h37

Nova iniciativa busca adicionar capacidade de geração renovável à rede elétrica dos EUA,

Walmart e Schneider Electric anunciam parceria inovadora

para ajudar fornecedores a acessar energia renovável

Nova iniciativa busca adicionar capacidade de geração renovável à rede elétrica dos EUA, a fim de proporcionar maior acesso a essa modalidade energética em grande escala, como parte do Projeto Gigaton do Walmart.

São Paulo, setembro de 2020 – Walmart Inc. e Schneider Electric, líder na transformação digital de gerenciamento e automação de energia, estabeleceram nova colaboração a fim de proporcionar maior acesso a energia renovável para os fornecedores do Walmart nos Estados Unidos, o que lhes trará liderança na ação climática. A iniciativa inovadora, chamada de Projeto Gigaton PPA (GPPA), visa a preparar os fornecedores do Walmart para compras de energia renovável, a fim de acelerar sua adoção por meio de contratos associados de compra de energia (PPA).

O Projeto Gigaton do Walmart tem como objetivo reduzir 1 gigaton (1 bilhão de toneladas métricas) de dióxido de carbono da cadeia de valor global do Walmart até 2030. Até o momento, mais de 2.300 fornecedores de 50 países participam dessa iniciativa. Segundo eles, deixaram de ser produzidas 230 milhões de toneladas métricas cumulativas desde 2017 – mais de 20% da meta – por meio de gestão de energia, resíduos, embalagens, agricultura, florestas e uso e design de produtos.

“O Projeto Gigaton PPA é o tipo de inovação em ação necessária para ajudar nossos fornecedores a dar o próximo passo em direção às baixas emissões de carbono, a fim de construir um futuro mais sustentável para nossas comunidades”, afirma Zach Freeze, diretor sênior de Sustentabilidade do Walmart. “Por meio do trabalho da Schneider Electric, o programa visa a democratizar o acesso à energia renovável e acelerar seu uso com nossa base de fornecedores.”

Embora a aquisição corporativa de energia renovável esteja aumentando, o número geral de empresas envolvidas ainda é relativamente baixo, com participação de pouco mais de 100 empresas exclusivas no mercado de energia renovável dos EUA desde 2008, de acordo com o Renewable Energy Buyers Alliance Deal Tracker. Alguns dos desafios de acesso enfrentados por empresas menores incluem seu próprio porte, que é insuficiente para abordar o mercado individualmente, além de pouco conhecimento sobre os mecanismos específicos das transações de energia renovável e de como garantir sua disponibilidade.

A iniciativa GPPA foi projetada para ajudar a superar essas barreiras, possibilitando que mais empresas aprendam sobre compras de energia, acesso ao modelo renovável, redução de emissões e aumento de sua capacidade de contribuir para o Projeto Gigaton. O programa GPPA atua de forma a instruir os participantes sobre esse mercado, orientando os projetos e reunindo empresas interessadas em contratar energia renovável conjuntamente, para aumentar o tamanho do grupo a fim de obter economia em escala. O Walmart será o campeão de convocação do programa, convidando os fornecedores a aderir.

A empresa colaborou com os Energy & Sustainability Services (ESS) da Schneider Electric para realizar o Programa GPPA, mediante utilização do NEO Network ™ da Schneider Electric, uma plataforma de colaboração global e comunidade de mais de 300 compradores corporativos de energia renovável e fornecedores de soluções. A equipe de especialistas em energia renovável da Schneider Electric envolverá os fornecedores participantes do Walmart e facilitará seu treinamento com várias fases e um processo de seleção de projetos para proporcionar compras agregadas de energia renovável. O ESS da Schneider Electric é o maior consultor global em compras corporativas de energias renováveis, e assessorou empresas, inclusive o Walmart, em mais de 100 compras de PPA em escala de serviço público na América do Norte, Europa, Índia, Austrália e América Latina para um total de mais de 8.000 megawatts de energia eólica e solar.

“É uma honra trabalhar com o Walmart nesse programa revolucionário”, ressalta Steve Wilhite, vice-presidente sênior da Schneider Electric. “A empresa está demonstrando liderança significativa ao aumentar o acesso a oportunidades de energia renovável em escala de serviço público para seus fornecedores como parte da ambição do Projeto Gigaton. O programa GPPA visa a trazer uma quantidade significativa de energia eólica e solar para a rede, em um momento no qual a ação climática é mais urgente.”

Por mais de uma década, o Walmart tem trabalhado com fornecedores, ONGs e outros agentes da sociedade para inspirar mudanças positivas nas cadeias globais de fornecimento. Em suas operações próprias, o Walmart estabeleceu a meta de ser movido a 50% por energia renovável até 2025 e, atualmente, abastece cerca de 29% de suas operações nessa modalidade. O Walmart e a Schneider Electric também são membros da Renewable Energy Buyer’s Alliance, uma coalizão que reúne compradores e fornecedores de energia renovável para facilitar o processo de transição para fontes energéticas mais limpas.

Os fornecedores do Walmart podem aprender mais sobre o programa GPPA e os critérios de participação em www.gigatonppa.com.

Sobre o Walmart

O Walmart Inc. (NYSE: WMT) ajuda as pessoas em todo o mundo a economizar dinheiro e viver melhor – a qualquer hora e em qualquer lugar – em lojas de varejo, on-line e por meio de seus dispositivos móveis. A cada semana, mais de 265 milhões de clientes e membros visitam aproximadamente 11.500 lojas com 56 bandeiras em 27 países e sites de comércio eletrônico. Com receita no ano fiscal de 2020 de US$ 524 bilhões, o Walmart emprega mais de 2,2 milhões de associados em todo o mundo. O Walmart continua a ser líder em sustentabilidade, filantropia corporativa e oportunidades de emprego. Informações adicionais sobre o Walmart podem ser encontradas visitando http://corporate.walmart.com, no Facebook em http://facebook.com/walmart e no Twitter em http://twitter.com/walmart.

Sobre a Schneider Electric

Na Schneider, acreditamos que o acesso à energia e ao mundo digital é um direito humano básico. Empoderamos as pessoas para fazerem mais com menos, garantindo que Life Is On seja realidade em todos os lugares, para todos, em todos os momentos. Fornecemos soluções digitais de energia e automação para mais eficiência e sustentabilidade. Combinamos as mais avançadas tecnologias de energia do mundo, automação em tempo real, software e serviços com soluções integradas para residências, edifícios, data centers, infraestruturas e indústrias. Estamos empenhados em desvendar as infinitas possibilidades de uma comunidade aberta, global e inovadora, apaixonada por nossos valores de: Propósito, Inclusão e Empoderamento. www.se.com/br

Informações sobre a Schneider Electric para a imprensa

RPMA Comunicação

Cléa Stolear (clea.stolear@rpmacomunicacao.com.br) – (11) 9-8578-4499

Rebecca Emy (rebecca.emy@rpmacomunicacao.com.br) – (11) 9-9240-4550

Vanessa Domingues (vanessa.domingues@rpmacomunicacao.com.br) – (11) 98168-0468.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com