Negócios em Foco

Pequenas e médias empresas que expandiram durante a pandemia


Rio de Janeiro 05/10/2020 10h04

Hoje no Dia Mundial da Micro e Pequena Empresa conheça histórias inspiradoras de sucesso

CONFEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS E EMPRESARIAIS DO BRASIL

A pandemia do coronavírus provocou mudanças em vários aspectos da sociedade e para as micro e pequenas empresas não foi diferente. Mesmo com grandes empresas indo à falência ou adotando medidas rigorosas para entrar em uma crise financeira, os pequenos negócios conseguiram se adaptar rapidamente ao momento de pandemia, inovar e serem capazes de se manter no mercado.

Os atributos para garantir a sobrevivência e o faturamento dessas empresas foi a flexibilidade e a resiliências. Muitos negócios aprenderam a se adaptar à nova realidade e conquistaram novos clientes, fazendo com que o seu negócio crescesse.

A empresária Tamara Borges, fundadora da Pulse Nutrition, loja criada há 6 anos e localizada em Ipanema no RJ, conta em entrevista para a Rede Food Service, que sentiu o aumento das vendas a partir do início do processo de distanciamento social. “Percebemos um aumento expressivo pela procura de itens mais relacionados à saúde e imunidade como vitaminas, glutamina e antioxidantes. O aumento foi de 20 a 30 % em média. Inicialmente percebemos a demanda exponencial por glutamina, um aminoácido muito associado a saúde intestinal e fortalecimento do sistema imune, no entanto depois cresceram também itens para melhora do sono como triptofano, melatonina e por fim alguns minerais específicos que foram sendo associados a prevenção e combate de doenças oportunistas”.

Segundo o especialista em gestão financeira André Aragão, é extremamente importante ter uma boa organização e administração do fluxo de caixa do seu empreendimento. “O mais importante é você saber que tem contas a pagar e contas a receber para que desta forma você tenha um fluxo de caixa constante e não seja pego de surpresa com alguma dívida que você não saiba ou tenha esquecido. ”

E por mais que as mulheres empreendedoras tenham sido as mais afetadas pela crise econômica provocada pelo covid-19, a chef Thaiz Barde, proprietária da ThaiFit Delivery, conta que apesar da crise, ela conseguiu se reinventar criando uma consultoria online para marmiteiros e cresceu durante a pandemia. “Pensei em como poderia me reinventar em um momento de crise e foi quando decidi criar a consultoria. As aulas acontecem durante um mês contendo duração de 1 hora por dia. Os inscritos ainda contam com 15 vídeos aulas com conteúdo que falam desde como se reinventar durante a pandemia, como lucrar mais no seu negócio e até como abrir seu próprio empreendimento. Isso ajudou com que a minha empresa crescesse e diversas outras mulheres pudessem sair da crise também. ”

Dayane Perin, mentora e especialista em inteligência emocional, explica como a nova mulher empreendedora do século XXI deve lidar com essa situação. “É preciso buscar estar entre pessoas com a visão parecida com a sua, buscando sua tribo. Em situações de crise as mulheres costumam travar e se comparar com outras mulheres, normalmente mais à frente no ponto que você deseja se desenvolver. O ideal é não comparar o seu bastidor, o seu dia a dia com o palco de ninguém. O melhor a fazer, é buscar estar com pessoas com a mesma linha de pensamento que a sua, para que você se sinta amparada e motivada a continuar buscando sua evolução e sucesso”.

Isabela Lima, proprietária do restaurante japonês Kaish’yk, sentiu a crise chegar, mas rapidamente tomou coragem para se reinventar e dar a volta por cima. E não é que deu muito certo? “Quatro meses após abrir o meu restaurante começou a pandemia e só os serviços essenciais podiam funcionar. Foi aterrorizante, na hora não tinha muito o que pensar, não sabia quando eu ia poder abrir e fiquei totalmente perdida. Mas foi quando eu resolvi me reinventar, investir no serviço delivery, coisa que eu não trabalhava antes e também investir mais em comunicação nas redes sociais. A partir disso o restaurante voltou a funcionar com as entregas e está sendo um sucesso. ”

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com