Negócios em Foco

Empresa mineira do segmento death care investe no conceito de capitalismo consciente


Belo Horizonte 10/02/2021 14h50

Grupo Zelo foca na sustentabilidade e promove iniciativas de aprimoramento organizacional

Grupo Zelo foca na sustentabilidade e promove iniciativas de aprimoramento organizacional - Divulgação - Grupo Zelo

Estamos vivendo em um mundo cada vez mais conectado, dinâmico e complexo; tendência que ficou ainda mais em evidência com os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus. Por outro lado, a sociedade está valorizando e optando por consumir produtos e serviços de empresas éticas e sustentáveis.

Por isso, instituições socialmente responsáveis estão buscando alinhar-se com o conceito de Capitalismo Consciente. Trata-se de uma forma de pensar o negócio, com mais consciência de seu propósito maior e seus impactos sobre as comunidades onde estão inseridas e com o meio ambiente. Com esta mudança de paradigma, organizações conscientes aumentam seu potencial, criam uma boa reputação, ganham clientes leais, fornecedores e colaboradores mais comprometidos e engajados.

E é assim que tem buscado se posicionar o Grupo Zelo, empresa mineira do segmento funerário presente em oito estados e no Distrito Federal, conforme destaca Lucas Provenza – CEO do Grupo. “Buscando reafirmar nossa missão e valores, temos trabalhado para gerar valor e impacto positivo para os nossos clientes, fornecedores e toda a sociedade. Desta forma, nos colocamos em um círculo virtuoso, onde aliamos o crescimento do Grupo, pautado em uma cultura sólida, confiável, autêntica e inovadora, com a construção de um mundo melhor”.

Para Provenza, além da contribuição oferecida na prestação de um serviço que é essencial, a preços acessíveis, e com alta qualidade, o Grupo Zelo também gera impacto positivo “ao apoiar projetos de responsabilidade social, expressar nossa preocupação com o meio ambiente, ao prezar pela integridade e ética em todas as relações, ao integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em nossas atividades e na busca constante de sempre cumprir nossa missão: inspirar Zelo, em todos os momentos”, salienta.

Gerando benefícios

O diretor de Necrópoles e Sustentabilidade da Companhia, Roberto Toledo, explica que o Grupo Zelo “adotou o compromisso de defender prioritariamente cinco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela ONU em 2015: Educação e qualidade; Igualdade de gênero; Trabalho decente e crescimento econômico; Consumo e produção responsáveis e Paz, justiça e instituições eficazes”.

Para disseminar os ODS entre seus colaboradores, e também alcançar as metas de sustentabilidade, estão sendo adotadas ações como cumprimento rigoroso da legislação trabalhista e das normas de segurança e a ampliação da Universidade Zelo - plataforma online de treinamentos do Grupo. “Estamos em fase de implementação, mas já é possível perceber a busca pelo alcance destes ODS. O fortalecimento dos setores de RH, Suprimentos e Socioambiental são essenciais para materializarmos ainda mais a busca destes objetivos”, evidencia Toledo.

Para gerar e distribuir valor econômico de forma sustentável para a sociedade, o Grupo Zelo atua no aperfeiçoamento do Setor de Suprimentos, “visando permitir que produtores e prestadores de serviços locais contratem com o Grupo, para contribuir com a profissionalização dos nossos fornecedores e para o direcionamento a estas comunidades do valor obtido de aproveitamento fiscal. Buscamos ainda realizar investimentos em capacitação para moradores das comunidades onde nossas unidades estão inseridas. Neste momento, o maior benefício percebido é a geração de empregos para moradores do entorno”, ressalta Roberto Toledo.

O diretor de Necrópoles e Sustentabilidade aponta também que a área de gestão ambiental está sendo implementada. “E já traz grandes percepções de valor ao Grupo. A partir de investimentos em tecnologia para gestão ambiental, que serão realizados, certamente teremos este ano um forte sistema de gestão ambiental, já consolidado”. Toledo aponta que a área de sustentabilidade do Grupo Zelo, pretende, ainda em 2021, desenvolver e implementar um modelo de serviço funerário 100% sustentável, tanto para o sepultamento, quanto para a cremação.

Sobre o Grupo Zelo

O Grupo Zelo nasceu em 2017, com a aquisição da Funerária Bom Jesus e da carteira de clientes das empresas Santa Clara, Santa Rita e Bom Pastor. Teve as suas atividades iniciadas no mercado funerário de Minas Gerais em conformidade com a Lei Federal 13.261/2016, que dispõe sobre a normatização, a fiscalização e a comercialização de planos de assistência funerária em âmbito nacional.

Em apenas quatro anos, o Grupo Zelo aumentou sua área de atuação de 15 para mais de 2 mil cidades, com presença em oito estados (MG, ES, RJ, GO, BA, TO, SP, PE) e no Distrito Federal. Ampliou o número de 350 para mais de 1.800 colaboradores. E aumentou seu número de clientes de 500 mil para 2 milhões de associados. De lá para cá, o Grupo cresce continuamente com foco na oferta de estrutura completa para o atendimento, do início ao fim, de serviços de assistência funerária.

A empresa mineira já é uma das maiores do setor e segue investindo em gestão e inovação como nenhuma outra. Mensalmente, são prestados diversos serviços – ornamentação, velório, transporte para qualquer lugar do país, cremação, sepultamento, manutenção de jazigos, tanatopraxia e serviço funerário completo - com índice de satisfação de 80% apontado pelos seus clientes.

O Grupo Zelo conta atualmente com 150 unidades, uma frota de mais de 550 veículos diversificados em funerários, administrativos, comerciais, manutenção, suporte a família, ônibus e caminhões e realiza por mês, em média,1.850 serviços funerários.

Para garantir a prestação do serviço funerário, com qualidade e excelência, através de um atendimento humanizado e profissional e assegurar a satisfação total dos clientes, o Grupo Zelo utiliza um moderno de sistema integrado de serviços, planos e cemitérios, com gestão integrada de controle de folha, estoque, ativos e demais processos. As tecnologias implantadas garantem também o sistema de roteirização de frota e de atendimento eletrônico de clientes.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com