Negócios em Foco

Empresa de Santa Catarina doa mais de uma tonelada de papel para ONG Verde Vida


Curitiba-PR 18/11/2020 16h24

O Projeto Verde Vida realiza coleta, destinação e reprocessamento de resíduos, e atende jovens em situação de vulnerabilidade na faixa etária de 10 a 17 anos

Amanda Simoni, da Soma Sul, fazendo a doação à ONG Verde Vida - Divulgação

A matéria-prima original para produzir papel é a árvore. Por outro lado, o papel é um dos produtos mais fáceis e comuns de serem reciclados. Estima-se que, em média, 50% do papel produzido em todo o Brasil é reciclado. Segundo dados do relatório anual da Associação Nacional dos Aparistas de Papel (ANAP), referente a 2018 e 2019, foram coletadas 5,09 milhões de toneladas de aparas de papelão no período, volume 2,4% maior do que o registrado no relatório anterior, e que representa um recorde histórico.

A Soma Sul, empresa do ramo de equipamentos para Codificação e Inspeção Industrial de produtos, com unidades em Chapecó (SC), Joinville (SC), São Leopoldo (RS), Toledo (PR), Maringá (PR) e Curitiba (PR), decidiu colaborar para que esse número continue crescendo. Para isso, fez a doação de 1,5 tonelada de papel para o Projeto Verde Vida, que faz reciclagem e coleta na cidade catarinense de Chapecó.

Mayara Moreira, marketing da Soma Sul, explica que a doação foi de documentos antigos que não necessitavam mais de armazenamento. “Reorganizando toda essa papelada, verificamos que existia uma grande quantidade que precisava ser eliminada. Passamos todos os papéis por uma picotadora, ensacamos e destinamos ao Projeto Verde Vida, onde farão a reciclagem de tudo isso. Foram aproximadamente 1,5 tonelada de papel picotado”.

O papel, quando enviado para reciclagem, evita acúmulo de mais lixo nos aterros sanitários e traz outras grandes vantagens, como economia de 70% em comparação com a energia necessária para produzir papel a partir de madeira ou fibras virgens. Para cada tonelada de papel reciclado evita-se que sejam derrubadas o equivalente a 12 árvores.

Além disso, a reciclagem de papel economiza 80% de água em comparação com a produção de fibra virgem, e, ainda, reduz em 74% as emissões de gases e em 35% as emissões poluentes da água.

“Escolhemos o Projeto Verde Vida porque, além de trabalharem com reciclagem, eles ajudam o Caic - Centro de Atenção Integral à Criança e Escolas, de Chapecó (SC), que presta assistência a menores em situação de extrema pobreza”, comenta Mayara Moreira.

O PROJETO

O Projeto Verde Vida atende jovens em situação de vulnerabilidade na faixa etária de 10 a 17 anos, por meio de oficinas socioeducativas, de convivência educativa e educadora, com a prática de atividades lúdicas, de formação pessoal, de reforço escolar e de integração ao mercado de trabalho.

A coleta seletiva de recicláveis gera emprego e renda na região carente dos bairros São Pedro e Bom Pastor de Chapecó (SC). O Projeto recicla aproximadamente 300 toneladas/mês de resíduos, possui 72 colaboradores regidos pela CLT e, com os recursos obtidos, realiza transformação social e desenvolvimento comunitário.

O trabalho de coleta, destinação e reprocessamento dos resíduos realizado pelo Projeto Verde Vida proporciona para a sociedade economia de água, energia e matéria-prima, além de evitar que mais lixo vá parar nos aterros sanitários.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com