Negócios em Foco

Curso de narração de histórias ajuda a melhorar comunicação no Incor


São Paulo 26/08/2019 18h52

Profissionais da instituição comentam como curso da Arte Despertar ajudou a aprimorar a comunicação com os pacientes e parceiros de trabalho

Profissionais do Incor no final do curso - Divulgação Arte Despertar

Muito além do que contar histórias, os profissionais do Incor que participaram do Curso de Narração de Histórias da Arte Despertar, entre os meses de março e maio, se apropriaram de técnicas e ferramentas para melhorar a comunicação na instituição.

Para isso, tiveram a oportunidade de aprender com uma dupla de arte-educadores familiarizada com o ambiente hospitalar. A ideia foi apresentar as linguagens da narração de histórias para aproximar as relações e lançar um novo olhar ao outro.

"O curso conseguiu ser um elemento transformador, com efeitos que se mantiveram pelos meses seguintes. Os nossos profissionais precisavam dessa parada no cotidiano para se rever e poder verificar internamente a qualidade da sua comunicação", destaca Vera Bonato, coordenadora do Serviço de Qualidade e do Programa de Humanização do Incor.

Com milhares de pacientes para atender, de diferentes níveis culturais e de diversas regiões do país, os profissionais do Incor se veem constantemente desafiados a identificar e acolher as necessidades de cada pessoa.

Por isso, o curso concentrou-se também em entender melhor as linguagens corporais e utilizar ferramentas não verbais para tornar a comunicação mais clara, objetiva e empática.

"As arte-educadoras me fizeram perceber que eu poderia usar diferentes narrativas para minha interação com os pacientes. Quando estou ali dando orientação, consigo me expressar de forma a me tornar mais clara a maneira como me expresso. Isso faz com que minhas orientações sejam melhores aceitas", reconhece Toni Santos, enfermeiro-chefe da Unidade Clínica de Hemodinâmica do Incor.

Para a assistente administrativa Débora Clabresi, que também participou do curso, a própria comunicação com os profissionais da instituição tornou-se mais efetiva. "Passei a ficar muito mais atenta na forma de me comunicar com as pessoas e de entender que cada um tem um jeito de funcionar, ser e reagir. E por isso é importante fazer a comunicação com um fluxo mais leve e respeitoso, pois nunca sabemos como está sendo o dia daquela pessoa", relata.

Resultados tão profundos como esses são possíveis graças a um método capaz de promover o autoconhecimento e evidenciar a importância de cada indivíduo na instituição, por meio das ferramentas da narração de histórias.

Foi justamente o que aconteceu com o enfermeiro Anderson Moura, cuja rotina envolve muitas vezes a obrigação de dar notícias dolorosas às famílias. Ao olhar para si e reconhecer seu importante papel diante de momentos tão delicados, tornou-se ainda mais capaz de oferecer um novo olhar ao outro e expressar as informações de maneira clara, empática e humanizada.

"O curso me ajudou a melhorar a visão sobre mim mesmo dentro do hospital e em relação à equipe e aos pacientes. Existem várias formas e métodos de se contar histórias e tenho me utilizado disso quando é preciso auxiliar ao dar uma notícia ruim no familiar. Melhorei nessa parte a ponto de conseguir dar essas notícias com a mensagem clara, mas sem deixar as pessoas assustadas", diz Moura.

Nova turma

Com os resultados obtidos pelo curso, a Arte Despertar e o Incor já estão se organizando uma nova turma para o mês de setembro.

O objetivo é que as práticas e reflexões apresentadas no curso sejam levadas para o maior número possível de profissionais, para que os efeitos sejam cada vez mais fortes no dia a dia da instituição.

"Os próprios participantes do curso são um grande canal de divulgação. Teve uma médica, inclusive, que me procurou e disse que fará o próximo curso, porque a técnica de enfermagem da sua área que participou falou tão bem e trouxe tantas informações novas, que ela sentiu que também precisava daquilo para melhorar sua interação com os pacientes", conclui Vera Bonato.


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com