negociosemfoco.com

Como fazer parceria com grandes empresas e oferecer os seus serviços na internet

Como fazer parceria com grandes empresas e oferecer os seus serviços na internet

Imagem de RODNAE Productions / Pexels

Fazer parceria com grandes empresas para oferecer serviços na internet contempla as mais diversas áreas, mas deve obedecer estratégias para que seja, realmente, efetiva para ambas as partes.

O mundo dos negócios anda cada vez mais competitivo, principalmente quando se fala no mercado digital. Por isso, não dá para viver em uma ilha e, visando se destacar da concorrência, é preciso recorrer a estratégias valiosas, como a cooperação.

A verdade é que esta conexão consiste em um bom exemplo da relação ganha-ganha. Se, por um lado, você ganha visibilidade e mais clientes para o seu negócio, o outro também atinge um público alvo até então desconhecido.

Entretanto, sabemos que não é tarefa tão fácil descobrir e manter bons parceiros a longo prazo. Por isso, é interessante saber como fazer parceria com grandes empresas no intuito de oferecer serviços na internet. Mais ainda, estratégias para montar a proposta e até aprimorar os parceiros comerciais.

Veja, a seguir, como fazer parceria com grandes empresas e oferecer os seus serviços na internet!

Como funciona uma parceria entre empresas?

Antes de mais nada, é imprescindível saber o que é e como funciona uma parceria entre empresas. Trata-se da cooperação entre duas organizações que, embora distintas, enxergam a relação rumo ao mesmo objetivo: aumentar a visibilidade e vendas.

A parceria estratégica é capaz de aumentar o alcance dos serviços e produtos de ambas as partes, otimizando resultados e, claro, impulsionando seu crescimento. É a simbolização máxima da premissa de que “a união faz a força”.

Dicas para fazer parceria com grandes empresas e oferecer os serviços na internet

Agora que você já sabe o que é e como funciona a parceria entre empresas, confira dicas de como elaborar e fechar propostas.

1. Avalie sua própria empresa

A fim de evitar estratégias mal elaboradas e parcerias que não funcionam, o primeiro passo é avaliar sua própria empresa. Por meio da análise SWOT, identifique ameaças e oportunidades, forças e fraquezas. Mas, faça isso com um olhar crítico e entenda sua realidade para, só a partir daí, partir para o próximo passo.

Uma das ações decorrentes desta análise, a propósito, é definir o seu público alvo. Isso é fundamental para traçar as demais estratégias, inclusive a listagem dos prováveis parceiros.

2. Trace objetivos realistas

Após estabelecer o cenário da sua empresa, trace objetivos para fazer a parceria com grandes empresas. Onde quer chegar e o que pretende conseguir com essa união? Quais produtos ou serviços pretende agregar para os seus clientes com essa parceria?

Por outro lado, o que você pode oferecer à empresa nesta união? Lembre-se de que o acordo deve beneficiar ambas as partes, mas as ofertas precisam ser realistas. Ou seja, o que oferecer precisa estar no seu escopo.

3. Liste os parceiros em potencial

Você conhece sua empresa, o produto ou serviço que vende e onde quer chegar com a parceria? Chegou a hora de identificar os prováveis parceiros! Liste todos aqueles que agreguem valor ao seu negócio, principalmente os mais promissores.

Um corretor online, por exemplo, pode fazer parcerias com startups especializadas (insurtechs), a exemplo do SeguroAuto.org, para inserir seu produto no site e gerar leads de venda. Uma loja de roupas ou sites de viagens podem fechar acordos com influencers, principalmente que tenham popularidade na área.

4. Estude a concorrência

Além de conhecer o seu público alvo e os possíveis parceiros, para fazer parceria com grandes empresas e oferecer seus serviços na internet é importante conhecer a concorrência.

Veja o que as empresas do seu ramo andam fazendo, as estratégias para promoção de venda, os canais utilizados e se também vêm firmando parcerias. Com isso, pode avaliar onde erra e até o que pode ser aproveitado no seu planejamento.

5. Participe de eventos

Sabe onde pode conhecer mais empresas e profissionais com os quais traçar parcerias? Eventos da área! Parece óbvio, mas muita gente se esquece da importância do networking, inclusive no fechamento de colaborações.

O objetivo de participar de feiras, reuniões de negócios, palestras, workshops e eventos é, sobretudo, aproximar-se de uma rede de contatos promissoras, cujos objetivos sejam similares aos seus.

6. Monte uma boa proposta

A proposta de parceria precisa ser bem redigida, seja no documento enviado por e-mail, seja em uma apresentação. Nela, informe os dados da sua empresa, incluindo os contatos, seu ramo de atuação e, de forma bem objetiva, os benefícios que o parceiro em potencial obterá ao firmar a união com você.

 Como fazer parceria com grandes empresas e oferecer os seus serviços na internet
Imagem de Scott Graham no Unsplash

7. Defina as regras

Antes de mais nada, ao fechar uma parceria com grandes empresas, tenha regras claras sobre tal cooperação. No contrato, defina o que embasa a união, os direitos e deveres de cada uma das partes, bem como os benefícios mútuos. Isso evita dores de cabeça futuras.

Em outras palavras, a comunicação é a palavra-chave para definir regras e fazer com que a parceria dê certo. Certifique-se de que todas as partes tenham ciência das funções, direitos e obrigações. Para isso, expresse com clareza o que pretende e peça o mesmo do seu contato.

8. Divulgue a parceria nas redes sociais

As pessoas precisam saber que essa parceria foi firmada e quais vantagens obtêm ao desfrutar dela. Inicialmente, divulgue a parceria com grandes empresas e ofereça seus serviços na internet por meio das redes sociais.

Os canais são acessados por milhões de pessoas diariamente, portanto são um prato cheio para divulgação de produtos ou serviços. Aproveite para oferecer, por exemplo, cupons de desconto para quem conheceu sua empresa em tal postagem.

Mas, lembre-se de que cada rede possui um público específico, demandando estratégias diferentes.

9. Crie programas de fidelidade

Nas companhias aéreas, as pessoas que voam mais por uma empresa só ganham milhas e podem trocá-las por passagens. Em restaurantes, a cada dez pedidos, por exemplo, o cliente ganha um grátis. Isso se chama programa de fidelidade e premia consumidores que dão preferência à sua marca.

Uma ideia para fazer parceria com grandes empresas é estimular a criação de um programa como esse, contemplando clientes das duas organizações.

10. Avalie o retorno

Com certeza, você deve acompanhar, de pertinho, se aquela parceria de fato traz retorno à empresa. Isso é feito pela comparação dos custos frente às vendas realizadas, ou seja, o lucro obtido. Avalie se há reclamações dos clientes, ou elogios, bem como métricas e Retorno sobre o Investimento (ROI).

Pense no cliente e na longevidade da parceria

Aqui, vimos como funciona e como fazer parceria com grandes empresas e o que fazer para oferecer os serviços na internet. Porém, ao pensar nas estratégias, foque no que seu cliente vai ganhar com essa união e o que você terá de benefícios.

Ainda, construa uma relação longeva com esse parceiro, de tal forma que as vantagens sejam realmente mútuas e, a partir dela, outros contatos sejam feitos, consolidando o seu negócio.

No Posts Found!

Categories

  • All Post
  • AgroBusiness
  • Economia
  • Franquias
  • Gestão
  • Indústrias
  • Negócios
  • Others
  • Startups
  • Tecnologia
  • Turismo
    •   Back
    • Empreendedorismo
    • Abrir uma empresa
    • Plano de negócios
    • Contabilidade/Finanças
    •   Back
    • Financiamentos
    • Empréstimos
    • Cripto
    •   Back
    • Ideias de Negócios
    • Negócios online/Ganhar dinheiro na internet
    • Franquias
    • MEI
    • Pequenas Empresas
    • Dicas