Imagem de Engin_Akyurt por Pixabay
Sabia que o mercado de bebidas é um dos mais rentáveis do país? Então, veja como montar uma distribuidora de bebidas na internet e faturar muito!
O setor de bebidas é, sem dúvidas, um dos mais rentáveis do país. Só para ilustrar, o faturamento médio é de R$ 77 bilhões anuais. Logo, a ideia de abrir um negócio relacionado não é nada ruim. Principalmente quando pega carona no crescimento do mercado digital. Então, que tal saber como montar uma distribuidora de bebidas na internet?
Mas, por que uma distribuidora de bebidas? E, mais ainda, online? Bom, os dados acima constam de uma publicação recente da revista Exame. Uma reportagem que, aliás, justifica de forma bem plausível por que investir no negócio. Primeiro, o Brasil é o terceiro maior consumidor de cerveja no mundo, ficando atrás apenas da China e Estados Unidos.
Em segundo lugar, o consumo interno da bebida responde a cerca de 90% do que toda a indústria nacional produz. Isso porque estamos falando apenas da cerveja! Afinal, uma distribuidora de bebidas, especialmente online, pode oferecer uma gama muito maior de produtos. Sem falar na adesão maciça do consumidor às vendas digitais.
Como montar uma distribuidora de bebidas na internet?
Entretanto, não é apenas montar um site, colocar algumas bebidas à disposição e começar a vender. Existe todo um processo de planejamento a ser seguido, bem como etapas a serem cumpridas.
Primeiro passo: planejamento
Com certeza, tudo começa com um bom planejamento, incluindo o plano de negócios. Nele, você deve inserir informações completas sobre o mercado, concorrência, possíveis fornecedores, custos e estratégia de marketing. Isso só para começar!
Para a distribuidora funcionar, você precisa registrar a empresa
Um dos mais importantes passos de como montar uma distribuidora de bebidas na internet é registrar a empresa. Deste modo, busque informações e execute, por exemplo:
- Alvará de funcionamento;
- CNPJ;
- Inscrição estadual;
- Autorização da Anvisa, se necessário.
Uma dica é buscar a orientação de uma pessoa contadora para isso.
Liste os seus possíveis fornecedores
Lembra do plano de negócios, onde você deveria listar os seus possíveis fornecedores? Chegou a hora de realmente elencar tudo o que podem oferecer. Vá atrás de uma turma confiável e analise preços, prazos de entrega, variedade e qualidade dos produtos, bem como condições de pagamento.
Cuide da logística para montar a distribuidora de bebidas na internet
Não é porque você vai abrir um negócio online que não deve se preocupar com logística e estoque. Exceto se sua marca atuar no mercado de dropshipping, você precisa, sim, cuidar de onde seus produtos ficarão armazenados, bem como a forma de entrega.
Quando alguém pede uma bebida, normalmente o consumo será quase imediato. Sendo assim, contrate uma boa equipe de entregas ou faça parcerias com transportadoras.
Como montar uma distribuidora de bebidas na internet sem uma plataforma?
Sem dúvidas, para montar uma distribuidora de bebidas online, assim como qualquer outro tipo de negócio, é preciso ter uma plataforma robusta. Pode ser site próprio ou uma loja virtual do tipo Shopify. O importante é que ela comporte os pedidos e pagamentos, bem como a quantidade de acessos. Além disso, processe pagamentos de forma rápida e segura.
E o plano de marketing?
Seu negócio precisa aparecer para atrair clientela e, assim, gerar lucros, né? Logo, tenha uma boa proposta de marketing, com presença digital maciça, anúncios no Google e redes sociais, e-mail marketing, blogs e até parceria com influencers.
Preze pelo atendimento ao cliente
Nenhum negócio vai para frente se o atendimento for ruim. Afinal, a propaganda boca a boca pode funcionar tanto para o bem, quanto para o mal. E, se houver problemas no tratamento ao cliente, possivelmente perderá vendas. Assim, cuide dos canais para contato, entrega rápida e solução de dúvidas.
Distribuidora de bebidas online dá dinheiro?
Como mencionamos lá em cima, o mercado de bebidas é altamente rentável no país. Isso, por si só, já valeria a abertura de um negócio. Porém, precisamos ainda pensar nas mudanças nos padrões de consumo com a pandemia.
O e-commerce também é uma das áreas que mais crescem no Brasil. E, ao contrário de muitas áreas, disparou com a pandemia da Covid-19. Afinal, as medidas de biossegurança determinaram o fechamento das lojas físicas e elas precisaram se adaptar! Ou seja, colocaram seus produtos à venda na internet.
Inegavelmente, o mercado de bebidas é bastante amplo e diversificado, ou seja, há oportunidades para atender diferentes nichos de mercado. Só para ilustrar, as distribuidoras podem atender a bares, restaurantes, boates, hotéis, supermercados, lojas de conveniência e mercearias. E, claro, direto para o consumidor final.
Contudo, é óbvio que, para aumentar sua rentabilidade, é fundamental otimizar custos e logística de distribuição. Isso pode ser feito, por exemplo, ao comprar produtos diretamente dos fabricantes, negociar preços com fornecedores, escolher a melhor rota para entregas e usar tecnologias de controle e gestão.
Mas, é válido frisar a importância do atendimento de qualidade, bem como estratégias de marketing eficientes que atraiam novos clientes, além de fidelizar os já existentes.
O que uma distribuidora de bebidas vende?
Embora tenhamos começado este artigo falando sobre mercado cervejeiro, este não é um único produto vendido ao montar uma distribuidora de bebidas na internet. Este tipo de negócio comercializa uma ampla variedade de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Por exemplo:
- Cervejas;
- Vinhos;
- Licores;
- Destilados;
- Refrigerantes;
- Sucos;
- Águas;
- Energéticos.
Além disso, as distribuidoras podem oferecer venda a granel, locação de equipamentos, entre outros serviços relacionados a bebidas.
Preparado para montar sua distribuidora de bebidas na internet?
Em suma, para montar uma distribuidora de bebidas na internet, é preciso seguir alguns passos importantes. Por exemplo, planejamento, abertura da empresa, plataforma e estratégias de marketing.
Ou seja, um processo que requer planejamento, organização, site de vendas online, planejamento logístico e atendimento ao cliente eficiente. Ademais, é fundamental atentar-se aos regulamentos e normas legais que regem o setor de bebidas. Também, ficar de olho na concorrência para garantir o sucesso do negócio.