Em tempos tão difíceis como o da pandemia, criadores de cavalos de todo o Brasil resolveram mostrar que a solidariedade continua a ser um gesto humano que alimenta esperanças e nunca sai de cena. A principal ação do período foi live realizada em 25 de julho de 2020, em Belo Horizonte (MG).
“Costumamos falar que a paixão pelo cavalo Mangalarga Marchador encontrou o amor pela missão de salvar vidas e hoje, após cinco anos de história, temos a certeza que os criadores estão conosco nesta batalha”, conta a presidente da Marchadores Pela Vida, Andrea Menegat.”Em meio a um momento conturbado como esse da pandemia, fomos capazes de angariar mais de R$ 900 mil em um encontro on-line para a perpetuação do projeto em 2021. É ou não é uma prova inconteste de que a missão solidária encontrou milhares de corações?”, diz emocionada.
Com cinco anos de atuação, entidade filantrópica Marchadores Pela Vida representa o viés solidário dos mais de 19 mil filiados a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM). O braço social da entidade se mobilizou para angariar e destinar recursos para 10 importantes instituições brasileiras que atendem pacientes com câncer e pessoas que vivem na linha da extrema pobreza do país.
Desde o início da sua fundação, a associação Marchadores Pela Vida já arrecadou mais de R$ 5 milhões, beneficiando cerca de 60 mil vidas espalhadas pelo Brasil. “Casas de apoio ao paciente oncológico, centros de assistência complementar a saúde, e projetos de assistência social fazem parte da rede pela vida – como é chamado – e garantem que vidas sejam cuidadas e salvas”, explica Menegat.
Além dos repasses mensais às instituições, o Marchadores Pela Vida ainda atua na compra de tecnologia e de medicamentos para os Guerreiros da Vida (denominação para crianças assistidas). Podendo ser citado, por exemplo, a compra de um dispositivo capaz de detectar um dos tipos de câncer infantojuvenil mais comuns, o Retinoblastoma. A tecnologia denominada Retcam – adquirida em parceria com a AIR Foudation e a Santa Casa de Belo Horizonte – está em pleno uso na Santa Casa e garante o diagnóstico precoce da enfermidade para pacientes de forma gratuita. A tecnologia é, hoje, a única presente no estado de Minas Gerais.
Associação Marchadores Pela Vida
Consolidada como a entidade filantrópica oficial da raça Mangalarga Marchador, a Associação Marchadores Pela Vida se dedica a angariação e destinação de recursos financeiros para entidades que cuidam de pacientes com câncer e que prestam assistência social para pessoas que vivem na linha da extrema pobreza brasileira. Ao todo, em 2020, a MPV está beneficiando dez instituições espalhadas pelo Brasil inteiro, de forma a destinar os recursos advindos, todos, de doações de criadores – seja via Leilão Beneficente ou por doação espontânea.