Erros de empreendedores iniciantes | Imagem de RDNE Stock project / Pexels
Dependendo do erro podemos dizer que pode ser fatal para o negócio, não é mesmo? Por isso, listaremos alguns erros de empreendedores iniciantes.
Uma das maiores ansiedades de um empreendedor é alcançar o sucesso, concorda? Por este motivo, é essencial conhecermos os principais erros dos empreendedores para que não façamos igual. Se você está em busca de colher bons frutos no seu negócio, fique de olho nas nossas dicas.
O Brasil é um dos países com o maior número de empreendedores do mundo. Porém, nem todos são especialistas no assunto e, por isso, acabam tendo alguns problemas por cometerem erros comuns de empreendedores iniciantes.
Se você está iniciando um negócio e não quer cometer os erros que empreendedores cometem, falaremos mais sobre o assunto no texto.
Saiba quais são alguns erros comuns de empreendedores iniciantes que devem ser evitados
Principalmente para quem está no início do processo, tomar alguns cuidados pode ser essencial para a saúde do negócio. Afinal de contas, precisamos construir uma empresa com base sólida. Por este motivo, é essencial entender sobre alguns pontos como, por exemplo, finanças, gestão de pessoas, marketing, dentre outros.
Além disso, é essencial ficar atento aos erros que o empreendedor não pode cometer. Desta forma, você conseguirá ter sucesso mais rápido no seu negócio online.
1. Não ter um plano de negócios
Este é um dos erros de empreendedores iniciantes mais comum. Isso acontece porque muitos acreditam que ter um negócio na internet é só ter o produto e a plataforma que será utilizada para fazer a venda. Porém, não é bem assim.
Um empreendedor que quer ter sucesso com o seu negócio deve ter um plano de negócios. Afinal, é ali que serão estabelecidas metas que deverão ser cumpridas em diferentes prazos.
O plano de negócios deve conter como será o funcionamento da empresa, incluindo, estratégias caso a empresa tenha algum problema. Quando pulamos este processo, temos a probabilidade de resolver problemas da forma certa e sem “atropelar” processos importantes.
2. Não fazer a separação do dinheiro
A mistura de caixa de dinheiro pessoal e da empresa é um dos principais erros dos empreendedores iniciantes, já que no início do negócio é normal o empreendedor utilizar uma verba pessoal. Porém, é essencial para a saúde da empresa que aconteça uma separação de fluxo.
Portanto, defina qual será o seu “salário” e faça a divisão de dinheiro. Desta forma, será mais fácil ter visibilidade sobre as finanças da empresa.
3. Deixar de cuidar da vida financeira do negócio
Um dos erros que o empreendedor não pode cometer é ficar de olho na vida financeira do negócio. Afinal de contas, se você não tiver dinheiro, como vai conseguir fazer investimentos na empresa.
Por esta razão, é essencial fazer com que a gestão financeira do seu negócio seja prioridade no seu dia a dia. Monte planilhas e tenha tudo bem organizado. Não esqueça de fazer o registro de todas as entradas e saídas.
Caso você não tenha muita aptidão para fazer estas coisas, peça ajuda a um contador.
4. Fazer a precificação errada
Muitos fatores devem ser inseridos quando estamos montando a valoração dos produtos. Portanto, faça tudo com calma. A dica é que você tenha anotado todo valor pago pela mercadoria. Com isso em mãos, será um pouco mais fácil de começar a estipular o preço de cada item.
Ao fazer a definição do preço, você deverá colocar, além do custo com o produto, todos valores que estão em torno da mercadoria como, por exemplo, o lucro, taxa de entrega (caso você ofereça frete grátis), taxa da plataforma de e-commerce, dentre outros.
É essencial que o seu negócio tenha lucro com a venda das mercadorias. Então, fique bem atento a cada detalhe.
5. Administração errada de estoque
Quanto mais você vender, mais lucro terá, não é mesmo? Porém, um dos erros que o empreendedor não pode cometer é deixar faltar produto. Afinal de contas, se o consumidor não encontrar o item na sua loja, ele pode ir para outra com o objetivo de comprar o produto.
Por isso, você não pode cometer o erro de não executar um gerenciamento de estoque. Existem programas na internet que conseguem te ajudar com esta organização. Desta forma, você terá facilidade de fazer a reposição, caso seja necessário.
O mais importante é que o cliente precisa encontrar o produto quando entrar na sua plataforma.
6. Achar que o marketing não é essencial
A propaganda é uma das grandes forças para o seu negócio. Mas este item ainda está na lista de erros comuns de empreendedores porque algumas pessoas não acreditam no potencial do marketing.
Como as pessoas irão achar o seu negócio se não tiver divulgação? Por isso, ter estratégias de marketing é fundamental, principalmente, para o crescimento do negócio.
Aposte em campanhas de publicidade e postagens nas redes sociais para aumentar o engajamento e conversão de vendas.
Se possível, contrate influenciadores que conseguem conectar usuários que consomem o produto que você vende para ajudar na divulgação da sua empresa.
7. Ficar estagnado
Principalmente na internet, onde as novidades chegam a todo instante, as pessoas que não inovam acabam ficando para trás. Por esta razão, esteja sempre atento às novidades para implementar no seu negócio. Desta forma, você poderá ter destaque entre os seus concorrentes.
O que você achou dos erros de empreendedores iniciantes que você pode evitar e alcançar o sucesso mais rápido? Comente.