Novas tendências em criação de sites | Imagem de Freepik no Freepik
Para se destacar em um ambiente onde existem inúmeras páginas e endereços web, foque nessas tendências e potencialize a criação de sites para seu negócio on-line. Veja o que considerar.
Ter um endereço digital não é um diferencial, e sim, uma necessidade de qualquer negócio. Por isso, a criação de sites deve ser adequada às evoluções, inovações tecnológicas e mudanças no comportamento do público.
Afinal, ter um site favorece o estabelecimento da sua presença on-line e aumenta o alcance do conteúdo. Para se sobressair às páginas já existentes, mantenha a atualização, aderindo à novas ferramentas e recursos que facilitam o acesso.
Mais do que uma boa apresentação, um site precisa focar no engajamento e na taxa de conversão dos cliques em vendas. Então, que tal sair na frente na criação de sites para seu negócio digital? Confira algumas tendências para incluir no seu endereço web.
Sites responsivos e de rápido carregamento
Quando falamos sobre criação de sites, deve-se considerar como a página se comporta em diferentes dispositivos. E, pela celeridade do mundo moderno, em quanto tempo a página está totalmente carregada.
O desenvolvimento de uma página web precisa levar em consideração a adaptação a diferentes tipos e formatos de telas. Indicadores apontam que os provedores regionais somados respondem pela maioria do mercado de banda larga. Isso significa variações em servidores e qualidade da internet.
Portanto, a página precisa ser leve, para que o carregamento seja veloz, com desempenho satisfatório, garantindo que a experiência do usuário seja consistente.
O AMP, ou Páginas Móveis Aceleradoras são grandes tendências que tornam os sites ainda mais responsivos. Dentre as vantagens está o uso de recursos externos para arquivos de mídia, fazendo com o site seja carregado instantaneamente.
Criação de sites sem ou com baixo código
Plataformas sem ou de baixo código, possibilitam que profissionais sem conhecimentos em programação, possam criar aplicativos e sites totalmente personalizados.
Há muitas opções disponíveis no mercado. Muitos criadores de site profissional são ferramentas onde qualquer pessoa pode criar sua página de maneira intuitiva. Contando com modelos prontos para uso e soluções de arrastar e soltar, o usuário pode gerar inúmeros tipos de sites, incluindo lojas virtuais.
Além disso, contam com Inteligência Artificial integrada, onde o usuário descreve o tipo de página que deseja, define parâmetros e em segundos a IA monta seu site.
Posteriormente é só editar e adaptar conforme achar melhor, ajustando cores, adicionando imagens, logotipos, etc.
Realidade virtual e aumentada
Não há dúvidas de que a criação de sites com realidade virtual e aumentada é um diferencial imenso. Ainda mais quando se fala em transformar a experiências dos consumidores do varejo.
A realidade virtual é um recurso que permite que as pessoas adentrem ambientes e universos simulados. Ao usar os óculos específicos, o usuário sente como se estivesse em outro local, sem sair de casa.
Já a realidade aumentada mescla elementos do universo real ao digital sobrepondo os elementos. Um varejo, por exemplo, pode usar a RA para demonstrar ao consumidor como um sofá ficaria em sua sala.
Tudo que a pessoa precisa fazer é apontar a câmera do celular para o local e visualizar o produto sobreposto em 3D.
Ambas tecnologias, quando usadas na criação de sites, torna a interação online mais imersiva, interativa e envolvente.
Navegação adaptativa ao usuário e conteúdo interativo
Outra grande tendência é a PWA, ou Progressive Web App. Basicamente, consiste no uso de aplicações que tornam a navegação do site personalizada ao usuário.
Esse grande foco na experiência será um grande diferencial nos próximos anos. Sobretudo, no que se refere a adaptação a qualquer tipo de dispositivo e às preferências do usuário, considerando layout, cores, temas e estrutura do conteúdo.
O ajuste também é usado para criar uma estética sofisticada ao disponibilizar o modo escuro. Essa personalização confere um visual mais amigável aos olhos.
A PWA também está diretamente associada aos conteúdos interativos, como enquete, vídeos 360 graus, infográficos, entre outros.
Como você pode imaginar, todos os recursos somados da criação de sites prolongam o tempo que as pessoas permanecem em seu endereço web. Além de serem ótimas soluções para gerar leads.
O uso de Chatbots
Os chatbots são essenciais para agilizar o atendimento, melhorar a eficiência do suporte, e a interação com quem acessa o site. Tendo como base a inteligência artificial, essa ferramenta simula a postura humana em suas respostas.
Usar a IA na criação do site permite que os chatbots apresentem soluções instantâneas, rápidas, customizadas e certeiras. Isso faz com que a satisfação do usuário seja maior, pois há redução no tempo de espera.
Se programados adequadamente, as respostas são personalizadas com base nas preferências do usuário ou histórico de interações. A soma de todas essas estratégias favorece o processo de compras.
Foco na segurança
Essa tendência é uma preocupação constante, em especial, ao uso de dados pessoais e sensíveis. Constantemente medidas são adotadas para aprimorar a segurança das páginas empresariais, como o uso de linguagens de programação seguras para a criação de sites.
Constantemente sites e usuários sofrem com ciberataques que podem ser evitados com criptografia e autenticação multifatorial. É indispensável que a página online tenha certificado SSL e assegure que as comunicações entre o navegador e o servidor web serão criptografadas.
Recursos como detecção de ameaças em tempo real e firewalls que identificam e mitigam esses ataques são meios de evitar acessos indevidos.
Nesse cenário, é preciso que haja integridade e segurança em cada aspecto da criação de sites.
O futuro da criação de sites
Quanto mais avançamos em recursos tecnológicos, maiores serão as inovações aplicadas nas páginas web.
As tendências de criação de sites apontam um futuro com maior atenção a experiência e interatividade com o usuário. Por isso, é justificável o foco na personalização e uso frequente de elementos de IA e realidade aumentada.
As páginas web precisarão focar em estratégias de atratividade que sejam envolventes, dinâmicas e significativas ao usuário. Tudo isso, sem deixar de lado a segurança, a coleta e o uso adequado de dados que garantem uma navegação protegida e otimizada.
Em resumo, a criação de sites para os próximos anos deve focar na rapidez de acesso, segurança e personalização de todo conteúdo as especificidades de cada usuário.