Parceria entre TMF Group e FitBank vai acelerar a abertura deste tipo de conta, elemento-chave em transações de financiamento estruturado e processos de fusões e aquisições
Divulgação – TMF Group
Pouco conhecidas pelo grande público, as contas vinculadas são um elemento chave em operações financeiras de grande porte como financiamentos estruturados e fusões e aquisições de empresas. Como certas negociações deste tipo costumam trazer consigo altos riscos financeiros, as partes envolvidas tendem a colocar certos ativos – dinheiro ou aplicações financeiras, junto a uma terceira parte independente para reduzir o risco dessa operação. O contrato de conta vinculada serve como garantia para acordos comerciais.
Esse ativo fica sob responsabilidade de um terceiro, até que o acordo seja cumprido pelas partes do negócio. Normalmente é realizado um depósito em dinheiro ou uma aplicação financeira, numa conta criada com esta finalidade que deve ser movimentada estritamente de acordo com o contrato.
A terceira parte, o “agente de conta vinculada”, geralmente se responsabiliza pela guarda, administração e destinação dos ativos depositados. O depósito garante, nos casos de fusões e aquisições, que o comprador poderá se ressarcir de eventuais contingências decorrentes da processos legais, fiscais ou trabalhistas que surjam após a compra. Nos casos de financiamentos estruturados, o fluxo de recebíveis da devedora e o saldo em conta vinculada servem como uma garantia aos credores para o pagamento das obrigações.
Provedora líder global de serviços empresariais, presente em mais de 80 países, TMF Group tem larga experiência na realização e administração de contratos conta vinculada tanto em processos de fusões e aquisições como em financiamentos estruturados. Para tornar mais rápida, econômica e transparente a abertura de contas vinculadas, a TMF Group estabeleceu uma parceria com o FitBank, uma das fintechs mais inovadoras do país.
“O Índice de Complexidade Corporativa, publicado pela TMF Group em 2019, situa o Brasil no terceiro lugar na lista dos países mais complexos para se fazer negócio em todo o mundo. A solução apresentada pela parceria entre a TMF Group e a FitBank, uma pode ajudar o país a reduzir seu grau de complexidade” disse Rodrigo Zambon, Diretor Geral da TMF Brasil.
O FitBank vem se consolidando como uma das maiores plataformas de gerenciamento de pagamentos do país. A fintech é regulada pelo Banco Central e possui um sistema Open Banking completo, no qual é possível realizar e monitorar uma série de transações bancárias e financeiras por meio de uma solução em nuvem altamente escalável, entregue via API e conectada a 14 bancos.
“A TMF Group já oferece soluções flexíveis, ajustadas às necessidades individuais de seus clientes, e isso está totalmente de acordo com a proposta do FitBank. Nossa plataforma completa de Open Banking foi desenvolvida a partir de três pilares: conectividade, rastreabilidade e flexibilidade. Nosso objetivo é dar às empresas o poder de um banco, de acordo com cada tipo de negócio e suas dinâmicas”, destacou Otavio Farah, CEO da plataforma.
“O Brasil está começando um forte ciclo de investimentos em infraestrutura. O Programa de Parceria de Investimentos tem uma série de projetos de privatização e concessão aprovados. Esses projetos irão a leilão em breve a maioria deles necessitará de uma conta escrow”, disse Karla Fernandes, Diretora de Capital Markets Services e COSEC na TMF Brasil.