Alguns cuidados são importantes na hora de escolher a ferramenta mais importante do carro
O macaco é fundamental para a manutenção do carro. Não é à toa que a ferramenta, junto com o triângulo e a chave de roda, compõe o kit obrigatório para ser usado nos veículos. A precaução não é exagerada. Já pensou ter que voltar no meio da viagem por causa de um pneu furado?
Como é muito utilizado tanto para tirar o motorista “do sufoco” como para fazer a manutenção de automóveis em oficinas, o mercado criou uma série de modelos para atender melhor o público. Qual o macaco ideal para trocar um pneu? Alguns respondem sem pestanejar que o macaco jacaré é o mais prático e fácil de usar, porém, outros usuários preferem outros tipos porque são mais leves e menores.
O melhor macaco é o que atende a sua necessidade
Na verdade, o que vai determinar a escolha da ferramenta é a forma como ela será utilizada, o espaço no carro para ser guardada e quanto peso precisará suportar. Também devemos levar em consideração o custo-benefício. Não vale a pena adquirir um equipamento muito caro, mas que pouco será utilizado. Entre outros fatores podemos analisar:
-
- Uso particular ou comercial;
-
- Espaço no porta-malas;
-
- Peso e design do veículo;
-
- Perfil do usuário: homem, mulher, idoso.
Macaco Joelho
Também chamado de joelho universal, esse é o tipo mais comum visto nos carros. Geralmente é o que já vem no kit de emergência do veículo. É bem leve e fácil de ser manuseado. A canaleta na ponta da haste se fixa ao chassi do automóvel, promovendo maior segurança enquanto o mecanismo de elevações é acionado pela manivela.
Macaco Articulado Universal
Muito parecido com o modelo joelho, se diferenciando no corpo onde a haste é levantada. O seu desenho diminui a força que é empregada para levantar o automóvel. Assim como o joelho universal, é pequeno e portátil, com capacidade para aguentar até 600 quilos.
Macaco Sanfona
É mais pesado que o articulado e o joelho, porém, pode levantar o dobro do peso (1.200 Kg). Indicado para veículo de maior porte como o SUV. Sua plataforma é levantada horizontalmente em linha reta, sendo muito fácil para se instalar embaixo do automóvel.
Macaco Garrafa
Este já pode ser usado em utilitários e carros maiores que levam algum tipo de carga. Por ser um modelo hidráulico de muita força, é muito comum ser visto em oficinas. No mercado, podemos encontrar o macaco garrafa com força para levantar de duas a 30 toneladas. Por esse motivo, é o preferido de caminhoneiros e pessoas que viajam por um longo período de tempo.
Macaco Jacaré
Este tipo pode ser visto comumente em borracheiros e centros automotivos. É possível trocar um pneu utilizando este macaco em muito pouco tempo, sem contar que ele transmite maior segurança para executar a tarefa. Os modelos maiores utilizados em oficinas podem erguer de cinco a 10 toneladas.
Devido a sua facilidade em levantar os carros utilizando um sistema hidráulico de pedal, ganhou uma versão portátil que vem dentro de uma maleta (case) e pode ser colocada em um canto na no porta-malas. É uma ótima opção principalmente para motoristas do sexo feminino ou pessoas idosas que não podem fazer muita força ou realizar tarefas abaixadas.