negociosemfoco new

Ventilação e iluminação naturais ajudam no desempenho escolar

As crianças e os adolescentes passam a maior parte do dia no colégio. Por isso, a atenção com o espaço e com a comodidade das salas de aula deve ser redobrada. É o que alerta o arquiteto Sebastião Lopes, fundador da Arqsol Arquitetura e Tecnologia. “Muita gente não sabe que a falta de ventilação adequada estressa o aluno mais rápido, comprometendo seu desempenho. Estudar com um desconforto provocado pelo calor, por exemplo, pode prejudicar a concentração”, afirma.

O bem-estar dentro da sala de aula é essencial para que se possa extrair o máximo de atenção e bons resultados dos alunos. Uma pesquisa da Universidade de Salford, em Manchester, feita com jovens do ensino fundamental, mostrou que condições estruturais adequadas melhoram em 16% o rendimento dos estudantes.

Mas Sebastião Lopes chama a atenção para outra questão: a saúde. “Um espaço com uma ventilação inadequada ou apenas com o uso de ar-condicionado pode se tornar um ambiente propício para a dispersão de vírus e bactérias”.

Segundo Sebastião Lopes, a ventilação cruzada é uma excelente estratégia para manter o ambiente fresco, com a sensação térmica ideal. Para isso, é preciso que as aberturas – portas e janelas – estejam em zonas de pressão opostas, pois o ponto de entrada do ar fresco e o de saída do ar interno precisam estar em sintonia. “O benefício é para a escola também, que consegue reduzir o gasto com energia”, explica.

Caso exista a necessidade de equipamentos capazes de refrigerar ou reduzir a temperatura do ambiente, a dica é optar pelo climatizador evaporativo, uma espécie de ventilador com um reservatório de água. Além de consumir até 90% menos de energia que o ar-condicionado, ele retém as impurezas e ajuda a elevar a umidade do ar, evitando ressecamento das vias respiratórias.

Para completar o conforto térmico obtido pela ventilação cruzada permanente, deve ser incluído o conforto acústico e o conforto visual em todos os ambientes.

Por isso, outro ponto a ser considerado é a iluminação. Ela precisa ser adequada para não comprometer a atenção dos alunos e nem causar problemas à vista. “O ideal é que as paredes das salas de aula sejam pintadas em cores claras, assim refletem mais a luz e absorvem menos calor”, conclui o arquiteto da Arqsol.

Recent Articles