A pandemia do coronavírus tem acelerado o desenvolvimento de novas tecnologias para que as empresas e as pessoas se adequem ao novo normal, não só na área da saúde. A refrigeração do ar em ambientes fechados, sem gerar contaminação, é um dos grandes desafios dos especialistas e engenheiros. A fabricante de soluções para climatização para ônibus VMG Aires, de Joinville/SC, criou um produto para circulação efetiva do ar, reduzindo o risco de contaminação pela Covid-19 no interior dos ônibus durantes as viagens.
Chamado de Sistema FFA Full Fresh Air (patente requerida), o sistema é capaz de captar 100% de ar externo, filtrar, climatizar e insuflar no sistema de dutos do ônibus. A nova tecnologia é acoplada ao sistema de ar-condicionado do ônibus, permitindo que a área que capta ar do salão de passageiros seja totalmente fechada, pois é a recirculação do ar a responsável por proliferar a contaminação.
Os equipamentos de ar-condicionado convencionais tem uma vazão média de renovação do ar de 25%. Com esta nova tecnologia desenvolvida pela VMG Aires, a renovação do ar pode chegar a 100%.
Principais benefícios do sistema:
Injeção de ar fresco – o ar externo é considerado livre de SARS-COV-2 -, o que contribui significativamente para a diluição do ar em ambientes com alta concentração de pessoas;
Não circulação de ar viciado;
Contribui para evitar a contaminação cruzada dos passageiros e tripulantes quando associado a extração apropriada do ar viciado;
Aumento da eficácia do processo de desinfecção/sanitização;
Não usa água ou qualquer outro líquido ou produto químico;
Processo automatizado que minimiza a interferência humana, pois existe a ação do aparelho;
Segurança e saúde ocupacional: elimina o contato humano direto com produtos químicos durante a aplicação da solução biocida.
A utilização do Sistema FFA Full Fresh Air no sistema de ar-condicionado dos ônibus, no entanto, não elimina os cuidados de higienização dos veículos e das pessoas para evitar a COVID-19, como o uso de máscara e de higienização das mãos.