Imagem de Lisa Fotios / Pexels
A rede social pode ser uma grande oportunidade para aumentar o seu negócio. Então, aprenda como destacar a sua loja virtual no Instagram e alcance mais sucesso!
De acordo com dados da própria Instagram, são mais de 1 bilhão de usuários na rede social. Portanto, investir nesta plataforma pode ser uma boa oportunidade para o negócio.
O Brasil, que é o segundo país que mais usa o Instagram, tem muitas pessoas que ficam horas do seu dia nesta rede social. Segundo uma pesquisa feita pelo Opinion Box, 92% dos entrevistados acessam a sua conta, no mínimo, uma vez por dia.
Este recurso foi anunciado em 2017 e tem como objetivo ajudar os usuários a encontrar, de uma forma mais fácil, produtos que estão precisando.
Se você quer ter um negócio no Instagram, separamos neste artigo detalhes de como destacar a sua loja no Instagram.
Então, quer aumentar as suas vendas? Aprenda como destacar a sua loja virtual no Instagram!
Como abrir uma loja no Instagram?
A primeira coisa que você precisa fazer para ter uma loja no Instagram é ter uma conta comercial e ter também uma página da sua empresa no Facebook. Com os produtos no Facebook, você conseguirá marcá-los em postagens no Instagram e, com isso, gerar conversão de vendas.
O Instagram oferece uma vitrine de ofertas com os seus produtos onde as pessoas interessadas poderão clicar e conhecer detalhes de cada item. Além disso, você também terá à disposição a possibilidade de fazer stories e posts no perfil da sua empresa divulgando cada produto.
Importante pontuar que ainda é possível realizar o pagamento direto da plataforma. Portanto, a pessoa que estiver interessada em comprar o seu produto será direcionada a um e-commerce externo, que pode ser um marketplace ou loja virtual própria, para finalizar a compra.
Assim sendo, ao criar a sua loja no Instagram deverá ter consciência que a ideia é atrair ainda mais compradores para seus canais de venda.
Saiba como abrir a sua loja virtual no Instagram, com alguns passos que você terá que realizar:
1. Cumpra os pré-requisitos necessários
Como citamos acima, existem alguns detalhes que precisam se atentar no momento de criação da sua loja Instagram. São eles:
- O perfil em que a loja seja criada deve ser um perfil comercial. Se você tem um perfil pessoal, poderá convertê-lo para um perfil de negócios;
- Ter instalada no seu smartphone a última versão do aplicativo do Instagram;
- Você deve ser ter uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook ou ser um administrador de uma página do Facebook;
- É necessário ter um catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios ou ter uma loja no Facebook;
- Os seus produtos devem estar dentro dos permitidos de venda na plataforma. Além disso, você deve ter uma empresa que vende bens materiais;
- Claro, que a sua loja deve estar dentro de todas as políticas comerciais do Instagram.
2. Vincule a sua página do Facebook
É necessário para você conseguir ter uma loja virtual no Instagram que a sua empresa tenha um perfil no Facebook. Para isso, você deve entrar na plataforma e criar um novo perfil, mas lembrando que ele deve ser comercial.
Outra forma de realizar este vínculo é pegar um perfil já existente e transformá-lo em página de negócios.
Para conseguir fazer esta troca, é necessário realizar a edição do perfil e optar pela opção Página onde estão as informações do negócio. Após isso, selecione a página do perfil do seu negócio que será conectada.
3. Será necessário conectar o Instagram a um catálogo de produtos do Facebook
Como o Instagram é dependente das informações que vem do Facebook, é preciso que, antes de começar as vendas, você faça a criação de um catálogo com os seus produtos no Facebook.
Esta parte pode não ser muito simples, mas é muito importante para que você dê o passo no seu negócio.
Existem três maneiras de realização a criação deste catálogo:
- Ela pode acontecer partindo de uma página de loja dentro do Facebook (fanpage);
- Através do Gerenciador de Negócios;
- Você pode utilizar parceiros terceiros para publicação dos produtos.
4. Realize o cadastro no Instagram
Depois de fazer todos os processos acima e com o seu catálogo de produtos conectados com o seu perfil no Instagram, é a hora de acessar as configurações do perfil. Vá em Empresas e, depois disso, acesse o botão de compras no Instagram.
Siga todas as etapas com atenção e, após fazer os processos, reavalie as informações preenchidas e mande a sua conta para análise.
Esta avaliação pode durar uns dias e para acompanhar o processo você poderá ir à seção Compras a qualquer momento.
Assim que o seu cadastro for aprovado, você receberá uma notificação do Instagram e já poderá iniciar a marcação dos seus produtos em stories e publicações no feed.
5. A hora de marcar os produtos
Após toda a aprovação que é feita pelo Instagram, a etapa final é a marcação dos produtos. Essa é a comprovação de que as suas publicações já podem ter o ícone da sacola, indicando que o usuário pode realizar a compra, caso se interessar pelo produto.
Se existir vários catálogos no dispositivo, você deverá indicar qual será vinculado à conta que está fazendo a divulgação.
Para a publicação no feed, o botão da sacola fica localizado abaixo do campo de conteúdo e de marcação de pessoas. Já no stories, você encontrará na seção de adesivos.
Importante pontuar que para habilitar a aba Loja no seu perfil você deverá publicar, pelo menos, nove produtos na sua conta.
Legal destacar é que, em cada foto, você marca até cinco produtos do seu catálogo. Para conseguir fazer isso, basta inserir a imagem e depois clicar em Marcar Produtos. Após este processo, deverá procurar pelo nome do produto que gostaria de ser linkado e selecioná-lo.
Aliás, por falar em imagem, é muito importante ter bastante cuidado na qualidade e originalidade do conteúdo publicado. Desta forma, trazendo ainda mais credibilidade para o seu negócio.
Como destacar a sua loja virtual no Instagram
Pronto! Agora que você já sabe como montar uma loja virtual no Instagram, vamos mostrar alguns pontos de como destacar a sua loja virtual na rede social.
1. Invista em Hashtags
A primeira coisa a ser pensada sobre este assunto é que devemos usar a hashtag com sabedoria. Afinal, tudo o que é demais atrapalha, não é mesmo?
Mas o uso de forma ideal pode ajudar os usuários a encontrarem os seus produtos, já que no Instagram pode-se realizar uma busca utilizando apenas uma hashtag.
Por exemplo, se você atua no segmento de joias e semijoias, considere usar hashtags geral e personalizada, do produto. Ou seja, “#joiasdeluxo, #semijoias”, entre outras, bem como as personalizadas, como #berloquesdeprata, se você trabalhar com a venda online de berloques de prata, entre outras.
Na internet é possível achar sites que te ajudam a fazer a escolha certa sobre este assunto.
Mesmo que pelo Instagram você possa adicionar 30 hashtags, o ideal é que opte por focar em apenas cinco ou seis para trazer mais efetividade na sua publicação.
2. Escolha conteúdos engajadores
Fora todo o cuidado que devemos ter com as fotos que serão publicadas, você deverá pensar no tipo de conteúdo que será postado com o intuito de gerar mais engajamento na plataforma.
Mas para que isso aconteça, é necessário avaliar quais são as tendências do mercado do segmento em que a sua empresa atua. Além disso, também avaliar o engajamento das suas postagens.
Outra dica para você conhecer melhor os seus clientes é, periodicamente, realizar pesquisas nos stories ou até mesmo abrir uma caixinha de perguntas dos mais variados assuntos.
Para facilitar a estratégia de publicação, faça um calendário, principalmente, listando o que será postado em datas importantes para a sua empresa.
3. Crie um hábito de interação com os usuários
Criar um relacionamento com o seu público pode ser um grande diferencial da sua empresa. Portanto, estabeleça um costume de sempre interagir com as pessoas que estão querendo se relacionar com a sua marca.
Detalhes pequenos que demonstram o cuidado que a marca tem com o cliente pode ser tornar um diferencial no momento de uma conversão de venda. Então, aposte nesta dica para ter ainda mais destaque na sua loja virtual no Instagram.
Ideias de como esta interação pode ser feita:
- Curta e responda os comentários realizados nas publicações;
- Todas as mensagens você receber no direct, por exemplo, ter uma resposta que não demore muito;
- Faça comentários nas publicações de outras marcas e pessoas;
- Reaja também a Stories de outras marcas e pessoas;
- Compartilhe em seus stories conteúdos que mencionem o perfil da sua empresa.
Então, você tem uma loja virtual no Instagram? Compartilhe com a gente quais métodos você usa para se destacar ainda mais na plataforma!