Negócios online para quem quer ser MEI | Imagem: Negative Space/Pexels
A pandemia fez com que muitas pessoas abrissem os seus próprios negócios. Para dar uma força a mais aos empreendedores que querem trocar de ramo, listamos as ideias de negócios online para quem quer ser MEI. Veja!
Com a chegada da pandemia, as pessoas precisaram aprender ainda mais a conviver com as vantagens que a internet pode oferecer. Com isso, passaram a fazer mais compras na internet.
Esta é uma opção também para quem está a fim de mudar de ramo ou até mesmo quer ter mais tempo com a família, por exemplo, já que poderão executar o serviço de casa.
Mas é importante pontuar que abrir um negócio digital requer algumas disciplinas e um plano bem traçado. Então, se achar necessário, invista em cursos e pesquise muito.
Se você quer empreender, fique atento às ideias de negócios online para quem quer ser MEI. Pensando nisso, mostraremos algumas opções de negócios lucrativos para MEI. Confira!
O que é MEI?
Antes de começar a falar das ideias de negócios online, vamos explicar o que é MEI.
A opção de MEI (Microempreendedor Individual) foi criada em 2009 com o objetivo de tirar diversas pessoas que trabalhavam de autônomo ou eram pequenos empreendedores. Assim, os interessados conseguiriam abrir uma empresa de uma forma bem menos burocrática. Com isso, passaram a ter CNPJ, acesso à Previdência Social e até mesmo emitir notas fiscais.
No Brasil, atualmente, existem mais de 14 milhões de MEI ativos. Para se ter uma ideia da grandiosidade, quase 70% das empresas que atuam no Brasil são MEIs, de acordo com dados do Ministério da Economia.
Faturamento anual e como abrir MEI
Um MEI precisa ter um faturamento anual de, no máximo, 81 mil reais, significando, em média, R$ 6.750 por mês.
Então, se você ainda não tem a sua empresa aberta, é muito fácil e não tem nenhum custo. Diferente das outras empresas onde precisa de um profissional especializado, para abrir MEI basta seguir os seguintes passos:
- Primeiro você deve acessar o Portal do Empreendedor;
- Após isso, clique na opção “Quero ser MEI” e, logo depois, em “Formalize-se”;
- Faça a criação de uma conta no “gov.br” ou, caso já tenha cadastro, é só realizar o acesso com o seu CPF;
- Ao abrir, siga as instruções que aparecem na tela. Neste momento, você deverá preencher com os seus dados pessoais: RG e CPF, telefone de contato, número da declaração do Imposto de Renda e endereço da sua casa;
- Depois do preenchimento dos dados, é a hora de definir as atividades que você irá exercer, o nome fantasia da sua empresa e em qual local ela será instalada. Por exemplo, você utilizará um endereço comercial ou tudo acontecerá na sua casa etc.
- Mas, antes de enviar, é importante dar uma conferida em todos os dados que foram preenchidos. Se tudo estiver certo, termine de preencher as declarações solicitadas e, após isso, termine a sua inscrição.
Muitas atividades são permitidas para ser um MEI como, por exemplo, comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, atividades de estética e outros tipos de serviços relacionados aos cuidados com a beleza, dentre outros.
Ideias de negócios online para quem quer ser MEI
Agora que você já sabe como é e como funciona um MEI, vamos te mostrar as ideias de negócios online para você ter muito sucesso.
1. Crie um blog para oferecer seus serviços
Como falamos acima, a criação do MEI veio para tirar diversas pessoas da informalidade. Então, se é uma delas, aproveite para expandir a divulgação dos seus serviços com a criação de um blog, por exemplo.
Nele, você pode publicar tudo o que você consegue fazer, colocar o contato, fotos de serviços realizados e até mesmo depoimentos de clientes. Essa é uma ferramenta incrível e vale a pena ter um blog para ganhar dinheiro.
Gostou da ideia? Não precisa ter muita experiência, basta pesquisar na internet e você achará várias opções de sites e blog pré-prontos gratuitos. É só seguir os passos.
Ah! Você vai precisar investir na compra de um domínio (URL), mas, geralmente, o pagamento é anual e não custa muito caro.
Listamos abaixo algumas opções de serviços que podem ser oferecidos:
- Fotógrafo;
- Eletricista;
- Manicure e cabeleireiro;
- Montador de móveis;
- Doces caseiros;
- Chaveiro.
2. Tenha um e-commerce
Vender pela internet se tornou um investimento bem rentável nos últimos anos e, com isso, tem sido opções para várias pessoas que querem ter um negócio on-line.
De acordo com os dados de CupomValido, com alta de 22,2%, o Brasil é o primeiro no ranking mundial de crescimento do e-commerce e a previsão é que este número não pare de crescer.
Se você quer apostar neste segmento, terá várias opções:
- Torne-se um revendedor de produtos de grandes marcas;
- Faça produtos personalizados para festa, confeccione camisetas ou artesanatos;
- Pegue roupas que você não usa mais e monte um brechó online;
- Venda por dropshipping, que é a forma de ganhar dinheiro sem ter que ter um estoque e sem se preocupar com logística de entrega.
Para abrir a sua loja virtual, você começa do zero e contrata profissionais para a confecção de todos os detalhes. Por exemplo, o layout da página até a programação ser publicada. Esta opção custa um pouco mais caro e leva mais tempo para acontecer.
Mas, se você quer uma forma mais prática e mais econômica, existem diversas opções na internet de formatos pré-prontos e você mesmo consegue fazer. Aqui você gastará menos dinheiro e publicará mais rápido a sua loja.
Outra opção é utilizar os grandes marketplaces como, por exemplo, Elo7, Mercado Livre e Enjoei para criar a sua loja. Mas, vale pontuar que nestas opções você não terá uma URL própria.
3. Produza conteúdos digitais
Se você tem habilidade para criar vídeos, peças digitais (artes gráficas) ou até mesmo escrever bem, outra forma negócio online para quem quer ser MEI é ser um produtor de conteúdo.
Há algumas formas de publicação do conteúdo:
- Investir no formato de Podcast;
- Publicar os vídeos em plataformas de vídeo como, por exemplo, o YouTube;
- E-books.
Existem também sites em que você pode publicar o seu conteúdo e as pessoas passam a vendê-lo através de pequenas comissões no estilo de afiliados. Essa é uma excelente estratégia, inclusive, para pequenos negócios que visam o lucro.
As vantagens de ter um negócio online
Além da vantagem que já citamos acima, que é poder trabalhar de casa, existem outros pontos. São eles:
- Como não precisa sair de casa, você economiza mais tempo e, com isso, terá mais tempo para se dedicar ao seu negócio online e ainda conseguir se divertir e descansar sem ter nenhuma cobrança de chefe;
- Quem tem um negócio digital, tem mais flexibilidade quando o assunto é horário. Afinal, você vai criar a sua rotina. Só tome cuidado para não se perder ou deixar alguma situação na sua casa te distrair no momento que você separou para focar no seu negócio;
- Além de trabalhar em casa, você pode levar o seu trabalho para qualquer lugar;
- O seu negócio pode ser um complemento da sua renda, por exemplo, já que ele te dará uma maior flexibilidade. Desta forma, você terá várias fontes de renda ao mesmo tempo.
São dicas importantes que, antes de iniciar o negócio, pesquise bastante sobre o segmento que você irá investir.
Então, qual a ideia de negócios online para quem quer ser MEI você mais gostou? Conte para a gente nos comentários!