negociosemfoco new

14 ideias de pequenos negócios lucrativos na internet

14 ideias de pequenos negócios lucrativos na internet

Imagem de Andrea Piacquadio / Pexels

Os pequenos negócios online se mostram ideias lucrativas para quem tem pressa no retorno e pode investir menos. Confira algumas ideias de pequenos negócios lucrativos na internet!

O ato de empreender é, sem dúvidas, uma atitude de resistência e resiliência. Afinal, sabemos que o retorno não vem sempre de forma rápida, conforme o tipo de empresa. Porém, pode ser que a situação não permita esperar tanto tempo para lucrar. Se sua situação é emergencial, trouxemos 14 ideias de pequenos negócios lucrativos online. 

Em situações convencionais, o lucro vem após um período de funcionamento da empresa. Por isso, o empreendedor ou empreendedora deve ter uma reserva até lá. No entanto, há uma tendência crescente em empreender diante de crises econômicas e desemprego, requerendo baixo investimento e retorno rápido. 

Neste sentido, o e-commerce se mostra altamente favorável, uma vez que dispensa custos, por exemplo, com aluguéis. Sem falar na facilidade de divulgação e possibilidade de vendas a distância. Se quer empreender online, veja negócios lucrativos que são tendências no mercado eletrônico!

Ideias de pequenos negócios lucrativos online

1. Loja virtual

Segundo dados da Neotrust, o comércio eletrônico no Brasil faturou mais de R$ 160 milhões em 2021. Isso representa um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior. Por isso, as lojas virtuais se mostram como uma das ideias de pequenos negócios online exponencialmente lucrativos.

A loja virtual favorece o alcance de clientes e o acesso aos produtos, apesar do baixo investimento. Sem falar na variedade de opções, por exemplo:

  • Vestuário;
  • Acessórios;
  • Alimentação;
  • Artesanato;
  • Cosméticos.

A loja virtual pode ser hospedada tanto em sites quanto por redes sociais. Mesmo que seja necessário investir em anúncios patrocinados, por exemplo, os custos são bem menores do que alugar um espaço físico. 

2. Dropshipping

Diferente da loja virtual, no dropshipping você comercializa os itens direto do fornecedor, sem necessidade de estoque. Ou seja, você atua como intermediário na venda de um produto de difícil acesso do público final. Logo, a chave é identificar aquilo que despertará o interesse do cliente, mas ele não sabe onde buscar.  

3. Redação de conteúdo freelancer

Sem dúvidas, uma das ideias de pequenos negócios lucrativos na internet é a redação de conteúdo freelancer, ou copywriting. Esta é uma das estratégias de marketing digital na qual as empresas têm mirado para fortalecer a imagem por meio da divulgação confiável de seus produtos ou serviços. 

A redação tem, como finalidade, construir autoridade daquela marca perante seu público. Logo, não basta apenas escrever bem, mas criar conteúdo de qualidade. Ademais, utilizar técnicas de “ranqueamento” e indexação, a exemplo de SEO e palavras de transição. Isso faz com que o site esteja entre os primeiros colocados nas pesquisas do Google.    

Algumas dicas são válidas nesse começo. A primeira delas é fazer alguns cursos de redação, copywriting e escrita criativa. E, para angariar os primeiros clientes e fazer seu portfólio, entre em sites que oferecem trabalhos de redação. 

4. Criação e edição de vídeos

De forma análoga à criação de conteúdo textual, você também pode ganhar dinheiro com a produção de vídeos. E isso é feito não apenas falando diante das câmeras, mas na criação de roteiros e animações. Você também pode atuar editando vídeos.  

5. Design gráfico

Você manda bem em artes e já tem uma ideia de uso de programas, como Photoshop e Corel? Que tal empreender na área do design gráfico? O campo de atuação é vasto, pois todo mundo precisa de uma logo, panfletos ou projetos mais complexos. 

14 ideias de pequenos negócios online lucrativos
Imagem de Petra por Pixabay

6. Desenvolvimento web

Não é segredo para ninguém que a área de tecnologia da informação está em alta, e sempre estará. Aqui, incluímos a atuação como desenvolvedor web, usando linguagens de programação, como Python e Javascript. Contudo, é preciso que você entenda, além da criação, de manutenção e otimização de sites. 

7. Tradução

Não é porque existe o Google Tradutor que a tradução seja dispensada. Pelo contrário, um tradutor profissional otimiza o texto, adapta para o idioma e fins específicos, de forma a obter melhores resultados. Alguns sites disponibilizam trabalhos de tradução, pedindo apenas qualificação mínima para receber os trabalhos.  

8. Blog

Na vertente da criação de conteúdo, temos o blog. Apesar da forte concorrência, esta é uma ideia lucrativa de negócio online pelo alcance e chances de monetização. Nele, você publica artigos sobre assuntos nos quais tem autoridade para falar e se encaixa nas formas de rentabilidade. Por exemplo:

  • Afiliados;
  • Análises e resenhas pagas; 
  • Venda de eBooks;
  • Google Adsense (anúncios do Google).

Antes de tudo, você precisa adquirir uma hospedagem, registrar o domínio e escolher a plataforma para, a partir daí, escrever seu conteúdo. 

9. Consultoria digital

Já que estamos falando em negócios online, que tal empreender ajudando outros empreendedores a “bombar” na internet? A consultoria digital, mais especificamente, de marketing digital, desenvolve estratégias para que o comércio eletrônico alcance mais clientes. Nisso, o profissional atua: 

  • No planejamento estratégico;
  • Orientações quanto a investimentos em anúncios ;
  • Mapeamento e definição de público alvo (persona);
  • Canais mais indicados para o desenvolvimento de negócios. 

Uma das vantagens da consultoria digital enquanto ideia de negócio online lucrativo é o leque de opções. A pessoa pode tanto orientar em blogs e sites quanto redes sociais. Aliás, inserida nessa consultoria, pode inclusive prestar serviços de gerenciamento de redes sociais.  

Além da consultoria de marketing digital, você também pode investir em outras áreas. Assessoria de imprensa, moda, finanças e direito estão entre elas. 

10. Aulas particulares

As aulas particulares online também se colocam entre as ideias de negócio lucrativos. Basta ter uma conexão confiável e computador com câmera. Até que você tenha seu próprio site, consiga clientes em plataformas especializadas. 

11. Importação

Os serviços de importação também são ideias de pequenos negócios lucrativos na internet. Com a diversidade de itens encontrados em diversos mercados, o leque de opções também é vasto. Basta uma pesquisa eficiente para não focar em um distribuidor só. Ainda, analisar o gosto dos clientes e o tipo de produto que despertará interesse.   

Todavia, é preciso ter atenção às regras para importação de produtos. Uma dica é buscar orientações do Sebrae.   

Aproveite e veja como gerar um negócio online com berloques de prata!

12. Marketing de afiliados

O marketing de afiliados é um dos pequenos negócios online lucrativos que mais vêm crescendo. A oportunidade consiste na divulgação de produtos, inclusive infoprodutos (que veremos adiante), de outras empresas, em diferentes plataformas. Cada venda realizada pelo seu link gera uma comissão. 

13. Infoprodutos

Nesse tipo de negócio eletrônico, a ideia é comercializar produtos que estimulem o conhecimento. Por exemplo, audiobooks, infográficos e cursos online. Uma das vantagens é que um só produto gera lucro ilimitado pelas vendas. Além disso, os custos são menores que a versão física.  

14. Criar um site de e-commerce

Por fim, encerrando nossa lista de ideias de pequenos negócios online lucrativos, temos a criação do seu próprio site de e-commerce. Basta que você tenha uma hospedagem e nome de domínio para, em seguida, escolher os conteúdos e produtos para a sua loja.

Entretanto, cheque também as regras para abrir uma loja de comércio eletrônico, organize a logística de entrega e facilite as formas de pagamento. Caso contrário, além de perder clientes, pode ter problemas jurídicos graves.  

Dá para ganhar dinheiro com negócios online?

Diante de tudo que vimos acima, as ideias de pequenos negócios online lucrativos são muitas. O ideal é que você escolha aquela que melhor se encaixa no seu perfil, pesquise público-alvo e vá à luta! Porém, não deixe de se especializar e atualizar sempre, com o objetivo de prestar serviços diferenciados. 

Advertisement

Recent Articles

Advertisement