negociosemfoco new

Como ter um negócio rentável abrindo um brechó online

Como ter um negócio rentável abrindo um brechó online

Imagem de Kampus Production / Pexels

Este segmento está muito na moda para todas as categorias, mas você sabe como ter um negócio rentável abrindo um brechó online? Leia este artigo e siga algumas dicas!

A forma com que as pessoas passaram a realizar compras, após a pandemia da Covid 19, mudou no mundo todo. Mas você sabia que o Brasil é o primeiro no ranking de crescimento de compras online?

Por conta disso, muitas pessoas resolveram apostar em um negócio na internet, inclusive, em brechós online. Se este é o ramo que você quer seguir, vamos te ajudar a ter um negócio rentável.

Em 2021, segundo dados de uma pesquisa realizada pela Webshoppers, da consultoria NielsenIQ Ebit, junto com a Bexs Pay, as vendas pela internet movimentaram R$ 182,7 bilhões em 2021, um crescimento de 27% comparado com o ano anterior.

Ao todo, ainda em 2021, mais de 87 milhões de brasileiros realizaram 400 milhões de pedidos. Deste número de compradores, mais ou menos, 13 milhões fizeram a compra on-line pela primeira vez. Maiores de 50 anos foram os que mais compraram.

Se você quer entrar para estas estatísticas, mostraremos como ter um negócio rentável abrindo um brechó online. Afinal, segundo estudo feito pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP), o aumento de vendas em brechós, no ano de 2022, deve aumentar quase 30%.

O setor, ainda segundo o IEGV/ACSP, faturou quase R$ 3 bilhões, em 2021.

Você sabe o que é um brechó?

Antes de começar a falar sobre os requisitos, vamos falar um pouquinho do conceito de um brechó, que é basicamente uma loja onde vende itens usados.

Nele, você poderá vender roupas, brinquedos, calçados, bijuterias, obras de arte, móveis, dentre outros objetos que estejam em boas condições.

Algumas pessoas acabam confundindo brechó com bazar, mas eles são diferentes.

Diferenças entre brechó e bazar

1. Brechó

Tem um local físico ou uma loja on-line com o objetivo de venda de produtos usados com um valor menor do que o novo. O brechó é um negócio com rentabilidade para o dono da empresa.

2. Bazar

Geralmente, são eventos organizados por ONGs, empresas, ONGs, pessoas físicas ou outras instituições sem fins lucrativos com o objetivo de arrecadação de dinheiro para algum objetivo.

Além disso, os itens vendidos são de doações recebidas. Outra diferença é que os bazares não têm local fixo, ou seja, em cada momento o evento acontece em algum lugar.

Como ter um negócio rentável abrindo um brechó online

A opção de realizar a venda on-line fará com o negócio fique ainda mais rentável porque, neste caso, pessoas do Brasil e até do mundo terão acesso aos seus produtos.

Para isso, existem alguns passos que precisam ser dados para montar o seu brechó online. São eles:

1. Escolha o nome para o seu negócio e a ferramenta

O primeiro passo a ser dado e que pode ser um dos mais difíceis é a escolha do nome. Faça pesquisas na internet, compartilhe o nome com pessoas de confiança para ter opiniões, dentre outras formas.

Após decidir, compre o domínio, a URL, do seu brechó online. Existem diversos sites que oferecem este serviço e você ainda poderá optar pelo pagamento anual ou dois anos, por exemplo.

Depois disso, procure uma pessoa ou empresa especializada para de auxiliar na publicação de todo o conteúdo. A escolha da ferramenta que você utilizará será bem importante. Conheça algumas opções:

  • Loja Virtual: É aqui que você precisará de um profissional, já que o site será criado da forma que você escolher (layout, seções, cores etc.). É uma opção um pouco mais cara porque precisa de um investimento mínimo para colocar no ar;
  • Marketplace: Com uma forma comercial mais colaborativa, neste tipo de ferramenta é possível encontrar variados tipos de produtos, sendo usados e novos. Este é uma opção mais fácil de manusear, barata e simples;
  • Redes Sociais: Além de ser utilizado para a divulgação do seu negócio, pode ser a opção para dar o pontapé inicial com criação de grupo ou página para venda dos produtos. É importante utilizar os perfis nas redes sociais para atrair mais clientes para o seu brechó on-line.
Como ter um negócio rentável abrindo um brechó online
Imagem de Preis_King por Pixabay

2. Faça uma seleção dos produtos que serão vendidos na internet

Após as partes burocráticas estarem alinhadas, é o momento da escolha de quais itens serão oferecidos para os seus clientes. Atualmente, existem diversos segmentos que podem trazer muita rentabilidade para o seu negócio online. Como, por exemplo:

  • Roupas usadas de todos os tipos;
  • Brinquedos;
  • Eletroeletrônicos;
  • Brechó online vintage;
  • Móveis;
  • Livros.

3. Avalie o custo-benefício

Existem alguns fatores que também precisam ser levados em consideração em um negócio on-line: facilidade e custo. Conheça alguns deles:

  • Como citamos no primeiro item, avaliar qual será o custo de criação da página, provedor, domínio do site;
  • Em caso de marketplace, como será calculado o valor do frete referente a cada produto, se existe alguma taxa aplicada em cada transação;
  • Período de saque após a realização de cada compra, quais são as opções de resgate e se tem algum valor mínimo para solicitação do saque.

Quando o assunto é custo-benefício, a loja virtual pode render mais gastos, por exemplo. Afinal, precisará de alguém para te ajudar, no mínimo, na confecção do site. E ainda terá que investir em toda a divulgação do seu brechó.

Já o marketplace, que muitas vezes é a opção da maioria, como tem toda a estrutura pronta e disponível para uso, pode ser mais rentável e muito mais rápido de publicar os produtos para a inauguração. Além disso, ele já existe uma divulgação natural realizada pela própria plataforma, gerando mais acesso e, com isso, aumentando a probabilidade de clientes no seu brechó.

Aproveite e saiba quais são os pequenos negócios online mais lucrativos e anote dicas úteis para montar o seu!

Mais dicas para começar a vender roupas usadas e outros itens

Agora que já falamos das partes burocráticas, vamos dar mais dicas que você precisa se atentar antes de começar a vender roupas usadas, calçados e outros.

1. Você ter mais de 18 anos

A maioria das plataformas ou até mesmo para abrir uma empresa é necessário ter mais de 18 anos. Além disso, as informações que também serão exigidas, no momento do cadastro, são: nome completo, CPF e e-mail.

2. Tenha um preço justo

As pessoas que buscam comprar itens em brechó querem pagar um valor justo, por isso, não adianta você querer cobrar o valor bem perto de quanto custa o produto novo. Mas, claro, você deve se atentar para ter um lucro em cima de cada item.

3. Faça promoções

Aproveite, principalmente, as datas comemorativas durante o ano para fazer promoções pontuais e alavancar ainda mais as vendas.

4. Cuidados no momento da publicação dos conteúdos

Como a pessoa que está interessada no produto terá apenas contato on-line com os itens, tente, ao máximo, ter fotos que mostram exatamente o que está sendo vendido.

Faça descrições criativas com palavras-chave essenciais para facilitar que os sites de buscas encontrem os seus produtos.

Agora que você já sabe como ter como ter um negócio rentável abrindo um brechó online, compartilhe com a gente o que você pretende vender na sua loja. Boas Vendas!

Advertisement

Recent Articles

Advertisement