negociosemfoco new

12 dicas do que considerar ao montar um salão de beleza de sucesso

O que considerar ao montar um salão de beleza de sucesso

Imagem de Victoria_Watercolor por Pixabay

Ainda que seja um mercado em constante expansão, há fatores importantes a considerar para montar um salão de beleza, o que requer planejamento. Veja quais são e saiba a importância de ter seu negócio com presença na internet!

Você sabia que o Brasil possui um dos mercados mais promissores no setor de beleza e estética? Muito se deve aos cuidados com a imagem pessoal pelos brasileiros, além da atenção às tendências. Ou seja, empreender na área pode render lucros significativos. Mas, antes, é preciso considerar alguns itens essenciais ao montar um salão de beleza de sucesso.

Um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e Instituto FSB Pesquisa aponta o Brasil como o terceiro país de maior mercado de estética. Para se ter uma ideia, ficamos atrás apenas da China e Estados Unidos.

Uma das vantagens do setor é o leque de serviços, não apenas os tradicionais corte e tintura. Entretanto, mesmo que você já seja uma pessoa especializada, há detalhes importantes a considerar quando decidir montar um salão de beleza. Começando pelo custo até o pós-atendimento.

O que considerar ao montar um salão de beleza – por que abrir um?

Com certeza, se você cogitou abrir um salão, deve ter alguma experiência ou conhecimento na área. Mas, por que você deve investir no mercado da beleza e abrir seu próprio empreendimento?

Em primeiro lugar, pela vaidade do povo brasileiro, sempre preocupado com os cuidados pessoais e aparência. Só para exemplificar, quantos rapazes não “imitam” os cortes dos jogadores de futebol em destaque? Ou, ainda, a influência que personagens de novelas e influencers têm sobre cortes e tonalidades de cabelos nas mulheres?

Consequentemente, a busca por prestadores de serviços na área é substancial, mostrando um mercado promissor. Ademais, a área tem diferentes tipos de serviços, de tal forma que o profissional pode se especializar naquele com o qual tem mais afinidade. Por exemplo:

  • Estética facial;
  • Depilação;
  • Podologia;
  • Manicure e pedicure;
  • Corte de cabelo masculino | corte de cabelo feminino;
  • Tintura, tratamento e penteados em cabelos;
  • Design de sobrancelhas.

Diante disso, observa-se uma variedade de nichos nos quais pode-se considerar ao montar um salão de beleza de sucesso.

12 pontos importantes para montar um salão de beleza

Ainda que seja um mercado em franca expansão, este não é o único fator para investir na área, mas um impulsionador. Se pretende empreender na beleza e estética, confira dicas importantes para ter um negócio de sucesso.

1. Especialize-se!

Sem dúvidas, um dos primeiros pontos a considerar ao montar um salão de beleza de sucesso é o conhecimento. Mais do que saber sobre cortes de cabelo masculino, feminino ou infantil, e pintar um cabelo, é necessário ter habilidades e técnicas necessárias para prestar um bom serviço.

Além disso, acompanhe as últimas tendências, tanto para acompanhar a moda quanto aprimorar suas técnicas.

2. Saiba os custos

Quanto custa abrir um salão de beleza? Pois é, você precisa pensar nisso quando decidir empreender. Os custos incluem, por exemplo:

  • Cadeiras;
  • Espelhos;
  • Sofás ou poltronas para recepção;
  • Equipamentos (secadores, tesouras, escovas, etc);
  • Produtos.

Pense também na pintura e identificação do espaço (influenciando na identidade visual), documentação e mão de obra.

3. Pesquise o mercado

Lembra do conhecimento de que falamos no primeiro tópico? Ele contempla, sobretudo, o mercado! Saiba exatamente como o setor da beleza funciona, quais os fornecedores mais indicados, ameaças e oportunidades.

Acompanhe, também, sua concorrência para avaliar como atua e no que você pode se diferenciar. Ademais, escolha o seu público alvo, inclusive a partir dos serviços mais buscados.

4. Escolha um nicho

Pesquisou o mercado? Então, é hora de escolher o nicho no qual vai atuar. Você pode, por exemplo, se especializar em corte de cabelo infantil, cortes apenas de cabelos curtos ou tinturas coloridas (como aqueles cabelos roxos, rosas ou azuis belíssimos). Isso vai te ajudar a pensar em estratégias de atendimento e até atração de clientes.

5. Crie um portal para ajudar no corte de cabelo masculino e feminino

Tenha uma marca com forte presença online. Afinal, com a Era Digital, a empresa que não está na internet não é lembrada, certo? Então, aproveite para criar um portal para ajudar no corte de cabelo masculino e feminino.

Ou seja, conte com desenvolvedores de sites e ofereça suporte e dicas para ajudar o seu cliente a escolher qual corte combina mais com ele. Existem diferentes ferramentas para fazer a simulação de corte de cabelo.

Além disso, aproveite para deixar o seu site mais forte, incluindo um blog. Nele, adicione conteúdos com dicas, novidades e outros assuntos, relacionados ao seu nicho. Quanto mais completo for o seu portal, mais atraente se tornará para reter usuários e tornar a sua marca forte, sobressaindo aos concorrentes.

O que considerar ao montar um salão de beleza de sucesso

Imagem de petitcarre por Pixabay

6. Monte um plano de negócios

De fato, este é também um dos pontos primordiais a considerar ao montar um salão de beleza de sucesso. Nada sai corretamente sem planejamento e o plano de negócios é um guia para que seu empreendimento dê certo. Nele, você deve incluir:

  • Fornecedores;
  • Equipamentos;
  • Investimento;
  • Localização;
  • Área de atuação.

Se precisar de ajuda, busque orientação especializada, como a disponibilizada pelo Sebrae da sua cidade.

7. Cuide da mão de obra e equipamentos

Naqueles custos lá em cima, você certamente incluiu os equipamentos e produtos para prestar um bom atendimento. Logo, faça uma planilha com tudo o que é preciso para manter uma estrutura adequada. Se o orçamento for mais curto, comece pelo que for prioridade.

Se conseguir contratar pessoas, pense em uma equipe qualificada e que tenha o mesmo perfil que você. Mão de obra e equipamentos de qualidade são cruciais para prestar um serviço de excelência e, assim, atrair mais clientes.

Considere também, se possível, ampliar o seu espaço para incluir uma esmalteria, sala de depilação e outros procedimentos.

8. Pense na localização

Apesar de já estar quase no final da lista, a localização é, na verdade, um dos pontos iniciais a considerar ao montar um salão de beleza. O espaço não deve considerar apenas visibilidade, como também:

  • Fácil acesso;
  • Facilidade para estacionar;
  • Segurança;
  • Proximidade do seu público alvo.

Em outras palavras, você pode até alugar um espaço em setor nobre, mas neste bairro está o público que vai atender? É fácil chegar até ele e estacionar? Pense em tudo isso ao escolher a localização do seu salão!

Saiba como montar um pequeno negócio lucrativo na internet e tenha sucesso!

9. Invista em marketing e divulgação

Nenhum salão funciona sem clientes, né? Logo, você precisa investir na divulgação do seu negócio. A boa notícia é que, atualmente, a presença nos meios digitais tem proporcionado bons resultados na área da beleza. Sendo assim, após criar a identidade visual do salão, desenvolva as redes sociais para poder divulgar os seus serviços.

10. Lance promoções e descontos

De nada adianta ter redes sociais sem alimentá-las, né? Então, além de conteúdos institucionais e novidades sobre os serviços, que tal chamar a atenção dos clientes com promoções, do tipo combo de serviços? Vale, também, apostar em descontos especiais, como data de aniversário, etc.

11. Fidelize os clientes

A fidelização do cliente é, sem dúvidas, de suma importância para montar um salão de beleza de sucesso. E essa fidelização passa por uma série de etapas, desde a recepção até o pós-atendimento. Quer ver só?

  • Quando o cliente entrou em contato, foi bem atendido?
  • A recepção ao cliente no salão foi acolhedora e atenciosa?
  • O serviço atendeu ou superou suas expectativas?

Lembre-se do pós-atendimento, chamar o cliente para verificar os resultados. Mande mensagens frequentes com promoções personalizadas, datas comemorativas, entre outros.

12. Regularize o seu negócio

Nada de focar naquele cômodo nos fundos da sua casa para atender os clientes, hein? Para que um salão possa funcionar, é necessário atender a uma série de requisitos sanitários, documentações, fiscalizações e inspeções.

Ainda, com uma empresa devidamente legalizada, seja como MEI ou Pessoa Jurídica, você tem acesso a linhas de crédito e outras vantagens.

Vale a pena montar um salão de beleza?

Em suma, são vários os pontos a considerar ao montar um salão de beleza de sucesso. E, como você viu acima, todos são interligados, desde o plano de negócios até a fidelização. Basta ter planejamento e conhecimento mínimo de mercado para empreender e prestar serviços de excelência.

E sim, vale a pena investir na área de estética e beleza, considerando o crescimento do mercado.

Advertisement

Recent Articles

Advertisement