negociosemfoco.com

negociosemfoco.com | 15 ideias de pequenos negócios lucrativos na internet

15 ideias de pequenos negócios lucrativos na internet

14 ideias de pequenos negócios lucrativos na internet

Pequenos negócios lucrativos | Imagem de Andrea Piacquadio / Pexels

Os pequenos negócios online se mostram ideias lucrativas para quem tem pressa no retorno e pode investir menos. Confira algumas ideias de pequenos negócios lucrativos na internet!

O ato de empreender é, sem dúvidas, uma atitude de resistência e resiliência. Afinal, sabemos que o retorno não vem sempre de forma rápida, conforme o tipo de empresa. Porém, pode ser que a situação não permita esperar tanto tempo para lucrar. Se sua situação é emergencial, trouxemos 15 ideias de pequenos negócios lucrativos online. 

Em situações convencionais, o lucro vem após um período de funcionamento da empresa. Por isso, o empreendedor ou empreendedora deve ter uma reserva até lá. No entanto, há uma tendência crescente em empreender diante de crises econômicas e desemprego, requerendo baixo investimento e retorno rápido. 

Neste sentido, o e-commerce se mostra altamente favorável, uma vez que dispensa custos, por exemplo, com aluguéis. Sem falar na facilidade de divulgação e possibilidade de vendas a distância. Se quer empreender online, veja negócios lucrativos que são tendências no mercado eletrônico!

Ideias de pequenos negócios lucrativos online

1. Loja virtual

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), em 2023, o faturamento do e-commerce no Brasil chegou a R$ 185,7 bilhões, o que equivale ao crescimento de 2% quando comparamos com 2022. 

Para nos aprofundarmos ainda mais nos dados, o ticket médio de cada consumidor foi de R$470 e o número de pedidos chegou ao total de 395 milhões. 

Por isso, as lojas virtuais se mostram como uma das ideias de pequenos negócios online exponencialmente lucrativos.

A loja virtual favorece o alcance de clientes e o acesso aos produtos, apesar do baixo investimento. Sem falar na variedade de opções, por exemplo:

  • Vestuário;
  • Acessórios;
  • Alimentação;
  • Artesanato;
  • Cosméticos.

A loja virtual pode ser hospedada tanto em sites quanto por redes sociais. Mesmo que seja necessário investir em anúncios patrocinados, por exemplo, os custos são bem menores do que alugar um espaço físico. 

2. Dropshipping

O dropshipping pode ser uma maneira acessível de começar um negócio online, pois requer um investimento inicial menor em comparação com a compra de estoque. No entanto, como em qualquer empreendimento, é essencial realizar uma pesquisa detalhada, desenvolver um plano de negócios sólido e dedicar-se ao marketing e atendimento ao cliente para ter sucesso nesse modelo de negócio.

Só fique atento a um detalhe: Mesmo que você não esteja lidando diretamente com o envio físico dos produtos, é responsável pelo atendimento ao cliente. Responda às perguntas dos clientes, forneça suporte pós-venda e gerencie devoluções e trocas, se necessário.

Diferente da loja virtual, no dropshipping você comercializa os itens direto do fornecedor, sem necessidade de estoque. Ou seja, você atua como intermediário na venda de um produto de difícil acesso do público final. Logo, a chave é identificar aquilo que despertará o interesse do cliente, mas ele não sabe onde buscar.  

3. Redação de conteúdo freelancer

Sem dúvidas, uma das ideias de pequenos negócios lucrativos na internet é a redação de conteúdo freelancer, ou copywriting. Esta é uma das estratégias de marketing digital na qual as empresas têm mirado para fortalecer a imagem por meio da divulgação confiável de seus produtos ou serviços. 

A redação tem, como finalidade, construir autoridade daquela marca perante seu público. Logo, não basta apenas escrever bem, mas criar conteúdo de qualidade. Ademais, utilizar técnicas de “ranqueamento” e indexação, a exemplo de SEO e palavras de transição. Isso faz com que o site esteja entre os primeiros colocados nas pesquisas do Google.    

Algumas dicas são válidas nesse começo. A primeira delas é fazer alguns cursos de redação, copywriting e escrita criativa. E, para angariar os primeiros clientes e fazer seu portfólio, entre em sites que oferecem trabalhos de redação. 

4. Criação e edição de vídeos

De forma análoga à criação de conteúdo textual, você também pode ganhar dinheiro com a produção de vídeos. E isso é feito não apenas falando diante das câmeras, mas na criação de roteiros e animações. Você também pode atuar editando vídeos.  

5. Design gráfico

Você manda bem em artes e já tem uma ideia de uso de programas, como Photoshop e Corel? Que tal empreender na área do design gráfico? O campo de atuação é vasto, pois todo mundo precisa de uma logo, panfletos ou projetos mais complexos. 

14 ideias de pequenos negócios online lucrativos
Imagem de Petra por Pixabay

6. Desenvolvimento web

Não é segredo para ninguém que a área de tecnologia da informação está em alta, e sempre estará. Aqui, incluímos a atuação como desenvolvedor web, usando linguagens de programação, como Python e Javascript. Contudo, é preciso que você entenda, além da criação, de manutenção e otimização de sites. 

7. Tradução

Não é porque existe o Google Tradutor que a tradução seja dispensada. Pelo contrário, um tradutor profissional otimiza o texto, adapta para o idioma e fins específicos, de forma a obter melhores resultados. Alguns sites disponibilizam trabalhos de tradução, pedindo apenas qualificação mínima para receber os trabalhos.  

8. Blog

Na vertente da criação de conteúdo, temos o blog. Apesar da forte concorrência, esta é uma ideia lucrativa de negócio online pelo alcance e chances de monetização. Nele, você publica artigos sobre assuntos nos quais tem autoridade para falar e se encaixa nas formas de rentabilidade. Por exemplo:

  • Afiliados;
  • Análises e resenhas pagas; 
  • Venda de eBooks;
  • Google Adsense (anúncios do Google).

Antes de tudo, você precisa adquirir uma hospedagem, registrar o domínio e escolher a plataforma para, a partir daí, escrever seu conteúdo. 

9. Consultoria digital

Já que estamos falando em negócios online, que tal empreender ajudando outros empreendedores a “bombar” na internet? A consultoria digital, mais especificamente, de marketing digital, desenvolve estratégias para que o comércio eletrônico alcance mais clientes. Nisso, o profissional atua: 

  • No planejamento estratégico;
  • Orientações quanto a investimentos em anúncios ;
  • Mapeamento e definição de público alvo (persona);
  • Canais mais indicados para o desenvolvimento de negócios. 

Uma das vantagens da consultoria digital enquanto ideia de negócio online lucrativo é o leque de opções. A pessoa pode tanto orientar em blogs e sites quanto redes sociais. Aliás, inserida nessa consultoria, pode inclusive prestar serviços de gerenciamento de redes sociais.  

Além da consultoria de marketing digital, você também pode investir em outras áreas. Assessoria de imprensa, moda, finanças e direito estão entre elas. 

10. Aulas particulares

As aulas particulares online também se colocam entre as ideias de negócio lucrativos. Basta ter uma conexão confiável e computador com câmera. Até que você tenha seu próprio site, consiga clientes em plataformas especializadas. 

11. Importação

Os serviços de importação também são ideias de pequenos negócios lucrativos na internet. Com a diversidade de itens encontrados em diversos mercados, o leque de opções também é vasto. Basta uma pesquisa eficiente para não focar em um distribuidor só. Ainda, analisar o gosto dos clientes e o tipo de produto que despertará interesse.   

Todavia, é preciso ter atenção às regras para importação de produtos. Uma dica é buscar orientações do Sebrae.   

Aproveite e veja como gerar um negócio online com berloques de prata!

12. Marketing de afiliados

O marketing de afiliados é um dos pequenos negócios online lucrativos que mais vêm crescendo. A oportunidade consiste na divulgação de produtos, inclusive infoprodutos (que veremos adiante), de outras empresas, em diferentes plataformas. Cada venda realizada pelo seu link gera uma comissão. 

13. Infoprodutos

Nesse tipo de negócio eletrônico, a ideia é comercializar produtos que estimulem o conhecimento. Por exemplo, audiobooks, infográficos e cursos online. Uma das vantagens é que um só produto gera lucro ilimitado pelas vendas. Além disso, os custos são menores que a versão física.  

14. Criar um site de e-commerce

Para a criação do seu próprio site de e-commerce, basta que você tenha uma hospedagem e nome de domínio para, em seguida, escolher os conteúdos e produtos para a sua loja.

Entretanto, cheque também as regras para abrir uma loja de comércio eletrônico, organize a logística de entrega e facilite as formas de pagamento. Caso contrário, além de perder clientes, pode ter problemas jurídicos graves.  

15. Loja de Impressão sob Demanda

Venda produtos personalizados, como camisetas, canecas, posters, dentre outras opções, utilizando impressão sob demanda pode ser uma ótima oportunidade para quem busca por negócios virtuais lucrativos.

Mesmo que tenhamos diversas opções, o ideal é você escolher um nicho para dar início ao seu negócio. Realize uma pesquisa para entender as tendências do mercado, a demanda por produtos específicos e o comportamento do seu público-alvo.

Registre-se em plataformas de impressão sob demanda que ofereçam os produtos que você deseja vender. Essas plataformas imprimirão os produtos e enviarão diretamente para seus clientes em seu nome.

Desenvolva ou contrate designers para criar designs exclusivos para seus produtos. Certifique-se de que os designs estejam dentro das diretrizes de impressão dos fornecedores escolhidos.

Uma loja de impressão sob demanda online pode ser uma oportunidade emocionante para empreendedores criativos que desejam oferecer produtos personalizados para um público global, sem a necessidade de gerenciar inventários ou investir em grandes quantidades de estoque.

Dá para ganhar dinheiro com negócios online?

Diante de tudo que vimos acima, as ideias de pequenos negócios online lucrativos são muitas. O ideal é que você escolha aquela que melhor se encaixa no seu perfil, pesquise público-alvo e vá à luta! Porém, não deixe de se especializar e atualizar sempre, com o objetivo de prestar serviços diferenciados. 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

negociosemfoco.com | 15 ideias de pequenos negócios lucrativos na internet

Categorias

Artigo popular

  • All Post
  • 10 MELHORES ARTIGOS
  • AgroBusiness
  • Economia
  • Franquias
  • Gestão
  • Marketing
  • Negócios
  • Notícias
  • Others
  • Seguros
  • Startups
  • Tecnologia
  • Turismo
    •   Back
    • Empreendedorismo
    • Abrir uma empresa
    • Plano de negócios
    • Contabilidade/Finanças
    •   Back
    • Alguns releases que receber
    • notícias empresariais
    •   Back
    • Financiamentos
    • Empréstimos
    • Cripto
    •   Back
    • Ideias de Negócios
    • Negócios online/Ganhar dinheiro na internet
    • Franquias
    • MEI
    • Pequenas Empresas
    • Dicas